Os militares do Grupamento chegaram a Maceió no dia 24 e seguiram para a cidade de União dos Palmares, onde estão alojados

Segundo o sargento Ednelson Rosa Nunes, os militares do Grupamento chegaram a Maceió no dia 24 de junho, quando houve a apresentação no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, e seguiram para a cidade de União dos Palmares, onde estão alojados. Já no dia 25, o grupo começou o trabalho em Santana do Mundaú.
“Já atuamos nas chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, mas a situação que encontramos aqui foi bem pior. Nunca tinha visto algo parecido. A visão foi de uma cidade devastada, semelhante às imagens que vimos de tsunamis”, contou o sargento.
A missão intitulada “Mundaú”, rio que transbordou causando o desastre e que dá nome à cidade, visa a realização de ações de Defesa Civil, humanização, além da busca e resgate de vítimas. O sargento afirmou que os trabalhos mais frequentes são de retirada de vítimas de locais de risco e distribuição de donativos.
“No início houve um pouco de tumulto na distribuição dos donativos, porque era muita gente com fome e precisando de roupa. Agora a situação já está mais controlada. As doações vão para o Quartel Central do Corpo de Bombeiros e de lá são distribuídas. Além do Corpo de Bombeiros, estão envolvidos na distribuição o Exército, a Força Nacional e a Defesa Civil”, aponta.
O sargento conta ainda que o que mais o impressionou na tragédia foi a solidariedade das pessoas. “As pessoas são muito solidárias e estão trabalhando junto com os órgãos envolvidos. É impressionante como mesmo quem perdeu tudo se voluntaria para ajudar”, destacou.
Força Nacional
A Força Nacional de Segurança Pública funciona como uma corporação de apoio aos órgãos de segurança federais e estaduais. Além do sargento Nunes, o tenente José Messias dos Santos é o outro sergipano que faz parte do Grupamento de Busca e Salvamento. Desde julho de 2009 eles permanecem alojados em uma chácara na cidade de Luziânia, Goiás, fazem treinamentos em Brasília e participam de missões por todo o país.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Para saber mais:
http://www.agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:20227/bombeiros_de_sergipe_resgataram_corpos_em_arvore_de_nove_metros_em_al.html - Bombeiros de Sergipe resgataram corpos em árvore de nove metros em AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário