quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CÚPULA DA SSP E DA PM VOLTA A ITABAIANA

Cidade continua movimentada por policiais que ainda não explicam como ocorreu a chacina de adolescentes em Invasão



COE e Choque voltam à cidade (Fotos: Portal Infonet)

A cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Polícia Militar está se dirigindo à cidade de Itabaiana, distante 57 quilômetros de Aracaju, para analisar os procedimentos que estão sendo adotados naquele município para elucidar a chacina ocorrida na noite de terça-feira, 16, no Conjunto Francisco Teles de Mendonça, região conhecida como Invasão, na periferia da cidade. Na chacina, foram mortos a tiros as adolescentes Ana Paula dos Santos Moura, 14, e Jéssica Prates dos Santos, 16, e também os jovens Mateus dos Santos Siqueira, de 20 anos, e Yuri Santos, 18.

O secretário adjunto da Segurança Pública de Sergipe, delegado João Batista, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Aelson Resende Rocha, seguiram viagem nesta manhã e, no 3º Batalhão da PM da cidade, se reunirão com as três delegadas de Polícia envolvidas nas investigações: Viviane Pessoa, coordenadora de Polícia do Interior, Juliana Alcoforado, delegada regional, e Viviane Jardim, delegada local.

Na quarta-feira, 17, a Polícia desencadeou verdadeira operação de guerra na cidade, culminando com a prisão de dois homens, autuados em flagrante por porte ilegal de armas. Um deles, segundo informações da Assessoria de Comunicação (Ascom) da SSP, com mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário sergipano por prática de homicídio. Embora inseridos no rol de suspeitos, no primeiro momento, a Polícia descarta a possibilidade de envolvimento deles na chacina, segundo informou a Ascom da SSP.
Linhas de investigação

A Polícia, embora não descarte outros motivos, relaciona a chacina ao comércio ilícito de drogas na cidade, com a possibilidade de envolvimento de pessoas responsáveis pelo transporte de drogas, pessoas classificadas como mula ou aviãozinho – na linguagem do tráfico de entorpecentes. No bolso de Mateus Siqueira, o jovem de 20 anos que atuava como mototaxista na cidade, a Polícia encontrou uma pequena quantidade de maconha. A origem e o destino da droga ainda passam por investigações.

A incidência de criminalidade em Itabaiana voltou a crescer, especialmente neste segundo semestre. Só neste ano, segundo a estatística da SSP, já foram contabilizados 38 homicídios naquele município, 18 dos quais ocorridos entre o julho e este mês. Esta semana, além da chacina, ocorreu um outro homicídio na segunda-feira, 15, em local bem próximo onde os adolescentes e os jovens foram executados, que teve como vítima Antonio Rodrigues de Souza, 58, também assassinado a tiros.

Diante da criminalidade, a delegada Viviane Pessoa anuncia uma ação mais rigorosa focada no Conjunto Francisco Teles de Mendonça. Na avaliação da delegada, por se tratar de uma comunidade mais afastada da cidade e com maior carência, a localidade oferece condições mais favoráveis à prática de crimes. “Por isso, estamos dando uma atenção maior àquela área”, revela a delegada Viviane Pessoa.

Por Cássia Santana

Fonte: Portal Infonet

MATÉRIAS RELACIONADAS
Chacina movimenta PM e PC em Itabaiana
Comandante da PM determina emprego do BPChq e do COE em Itabaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares