O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é um espaço democrático composto por diversas vozes. Tendo em vista esta característica, relacionamos abaixo diversas matérias de nossos associados e parceiros sobre a greve da PM na Bahia e seus significados na segurança pública do país.
Artigo de Renato Sérgio de Lima para a Gazeta do Povo:
Entrevista com o associado Guaracy Mingardi para o R7:
Comentário do associado Guaracy Mingardi para o Estadão:
Entrevistas com a conselheira do FBSP Jacqueline Muniz para a Globo News:
Comentários do associado Danillo Ferreiro no Blog Abordagem Policial:
Entrevista do Coronel José Vicente da Silva Filho para a Revista Época:
Comentário do Coronel José Vicente da Silva Filho para a Folha:
http://www.clipex.com.br/clippings/cl0648/forum130212.htm#conteudo18 ou http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1047629-policia-militar-da-bahia-e-do-rio-ganha-dentro-da-media.shtml
Comentários do associado José Vicente Tavares dos Santos em matéria do Estadão:
Comentários do associado Jorge Antonio Barros no Blog Repórter de Crime:
Comentário do secretário executivo do FBSP Renato Sérgio de Lima em matéria do Globo:
Comentários de Guaracy Mingardi, Renato Sérgio de Lima, Claudio Beato e José Vicente da Silva Filho para o Estadão:
Comentário de Marcos Rolim em seu blog:
Comentário do associado Ricardo Balestreri sobre o artigo de Marcos Rolim:
“O Marcos Rolim tocou em um tema fundamental, até agora escamoteado por todos: o erro da democracia continuar olhando para os PMs da mesma forma que olhava a ditadura, ou seja, como militares e não como policiais. Se não podem se sindicalizar, vão continuar inexperientes nas artes reivindicatórias, à mercê de lideranças informais, explodindo quando já não dá mais pra suportar, sem canais oficiais e permanentes de comunicação e pleito junto ao Estado. Estado este, acrescento, que apenas reprime e potencializa a próxima explosão, de maneira imediatista e burra, sem resolver o problema. Não adianta apenas papagaiar que "a Constituição não permite" e não fazer nada para resolver a raiz do problema.A Constituição não é um monolito com artigos esculpidos do céu, pela mão do Senhor. Deve ser mutável e dinâmica, para responder às demandas da realidade. Não é um conjunto de mantras anacrônicos, extemporâneos , um totem mitológico. Que falta de luzes ficar repetindo isso!
Parabéns ao Marcos, sempre muito adequado na superação do lugar comum.”
Comentários do associado Robson Sávio em seu blog:
Comentários de Eduardo Paes Machado e Renato Sérgio de Lima para matéria da CartaCapital:
Comentário de Renato Sérgio de Lima:
“Na minha opinião, erram os que optam pela radicalização do movimento grevista na Bahia, pois enfraquecem o apoio ao legítimo pleito por melhores condições de trabalho para os policiais brasileiros. Os policiais que hoje subvertem a segurança pública serão os mesmos que terão que garanti-la após o fim da greve... Em quem confiar? Porém, se nos últimos 25 anos não conseguimos nem regulamentar o parágrafo 7 do Artigo 144 da CF, que daria maior clareza ao papel das polícias, abrimos margem para esse tipo de atitude”
Nenhum comentário:
Postar um comentário