segunda-feira, 2 de julho de 2012

Base do Corpo de Bombeiros pronta para inauguração em Lagarto

População mostra otimismo com a chegada do Destacamento Militar no município



A população de Lagarto, por muitos anos reivindicou uma base do Corpo de Bombeiros no município, onde para muitos, as tragédias que tem acontecido são agravadas pela demora do deslocamento dos profissionais de outras cidades. Em determinadas situações vítimas esperam por mais de duas horas para receber o socorro.

Um exemplo da carência de bombeiros em Lagarto foi o acidente envolvendo um ônibus de universitários e um carro de passeio modelo Fiat Uno, ocorrido no povoado Queiroz, em Lagarto, no dia 18 de novembro de 2010.

Na ocasião foi necessário o condutor do veículo esperar por mais de duas horas e meia a chegada do destacamento militar de Itabaiana, que estava prestando socorro a outro acidente na cidade de Própria, o acidente deixou o condutor do automóvel de passeio com seqüelas e uma vítima fatal.

Depois de muitas reclamações e sugestões, o governo do Estado de Sergipe, através da secretaria de Segurança Pública, fez uma parceria com a Prefeitura Municipal de Lagarto, para que pudesse ser instalada uma base do Corpo de Bombeiros no município.

No acordo ficou definido que a prefeitura entraria com o terreno, localizado na Rodovia Lourival Baptista, na esqüina da via que dá acesso ao Instituto Federal de Sergipe (IFS), e também com a terraplanagem do terreno.

A obra de construção do Destacamento de Bombeiros Militar (DBM) faz parte do “Programa Sergipe Cidades”.

O prédio, que foi construído à margem da rodovia Lourival Batista, tem 195,42 m², e contou com investimento de R$ 550.312,62, os serviços, iniciados em 14 de novembro, já teve suas obras concluídas, agora está aguardando apenas a inauguração por parte do governador do estado Marcelo Déda.

O Destacamento é mais um fruto do crescimento extraordinário e clima de otimismo que a cidade vive, com a vinda do Campus da UFS, Hospital Regional, conjuntos habitacionais, que já estão sendo construídos, e shopping center. Estas obras terminadas acreditam a maioria, podem levar Lagarto ao título de cidade mais importante de Sergipe, depois de Aracaju.

De acordo com o coronel Roberto Wagner, coordenador da Diretoria Operacional do CBMSE, a presença efetiva do Corpo de Bombeiros, nas mais diversas regiões do Estado, representa uma considerável redução do tempo de resposta, principalmente para as chamadas de atendimento a acidentes automobilísticos e incêndios florestais.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Melo Santos, o comando vem trabalhando para garantir condições mínimas de trabalho aos militares. “Estamos fazendo reformas nas unidades operacionais, adquirindo equipamentos operacionais modernos, equipamentos de proteção individual e viaturas operacionais. Também estamos incluindo uma nutricionista para avaliar e fiscalizar a alimentação e a estrutura dos refeitórios. Além disso, estamos criando o Centro de Apoio Psicossocial do CBM/SE”, reforçou o comandante.

Além de Lagarto outro município que irá receber uma base do destacamento militar será o município de Própria, outros municípios do interior de Sergipe já dispõem do serviço a exemplo de Tobias Barreto, Estância, Itabaiana, Nossa senhora do Socorro, além da própria capital, que conta com bases na Orla e no Centro.

Fonte: Portal Sergipe Hoje

Um comentário:

Postagens populares