Na manhã de hoje, 24, o deputado estadual Capitão Samuel (PSL), participou do Programa de rádio A Hora da Verdade, ancorado pelo radialista George Magalhães, na Mix FM 93,5. O parlamentar foi convidado pelo apresentador do programa, na última quinta-feira, 23, após uma entrevista do deputado concedida na Ilha FM que explanava sobre o tema Segurança Pública.
Na manhã de hoje o deputado foi questionado pelo apresentador sobre a segurança no Pré-Caju e o policiamento no interior. O deputado Samuel Barreto por sua vez não mediu esforços e esclareceu todas as perguntas feitas pelo radialista que inesperadamente colocou o Comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício Iunes para interagir com o parlamentar.
Diante da situação o comandante Iunes ocupou a maior parte do tempo do programa Hora da Verdade, atribuindo funções que não cabe ao deputado estadual realizar como foi o caso de alterar a legislação militar vigente. “Eu peço ao deputado Capitão Samuel que se esforce mais no sentido de viabilizar a legislação dos militares nos precisamos disso”, relatou o coronel.
O parlamentar por sua vez explicou aos ouvintes e ao coronel Iunes que ele não tem o poder de alterar a legislação militar, mas, ao Poder Executivo que é totalmente responsável por todo e qualquer tipo de interferência na legislação dos servidores públicos civis e militares do Estado.
Samuel Barreto afirmou no programa que após fiscalização realizada por ele no interior do Estado, nos batalhões de Polícia e nas companhias foi confirmada a informação que o efetivo policial do interior não será afetado por conta do Pré-Caju, porém em conversa com policias militares do interior, foi detectada a deficiência no tratamento dado ao militares que foram escalados para trabalharem no evento como o transporte por exemplo. “Os militares foram escalados em sua folga, vão trabalhar na escala extra de trabalho, receberão GRAE – Gratificação por Atuação em Eventos, de 80 reais por turno, lembrando que o turno termina às 2 horas da manhã, ele sairá fardado e não terá para onde ir, pois, os transportes não funcionam esse horário para o interior. E se por ventura o PM pegar seu carro e vier dirigindo, o gasto com o combustível não compensará o valor recebido nos dias no evento”, declarou o capitão.
O coronel Iunes por diversas vezes foi agressivo nas respostas e nas colocações feitas por ele em relação ao deputado que cumpre seu papel de fiscalizar e cobrar do Governo um tratamento mais digno aos militares. Samuel explicou por exemplo que o rosto estampado numa peça publicitária (comercial de TV) do Comandante deveria ser trocado por um soldado que é praça e compõe a maioria dos policias da corporação e são sem via de dúvidas os mais desgastados dentro da instituição.
O Programa Hora da Verdade infelizmente não concedeu o mesmo espaço de fala aos que interagiram no programa e foi claro a forma estratégica dos horários que o deputado capitão Samuel foi inserido no ar.
Após uma grande explanação do Comandante que se mostrou arrogante no tocante a tropa militar numa tentativa desastrada de confundir a população sergipana sobre as colocações do deputado Capitão Samuel ficou visível que questões políticas por parte do Comando da PM sobressaíram no debate radiofônico.
Segundo o deputado Samuel Barreto seu papel continuará sendo cumprido goste quem gostar e questionou ao comandante da PM/SE o motivo do Governo não poder pagar uma GRAE equiparada a Polícia Civil que são pagos justamente pelos serviços prestados e conclui dizendo que não é justo um soldado ganhar 80 reais por turno, e garantiu que todos os militares escalados no Pré-Caju desempenharão o papel eficiente na segurança de todos os sergipanos nesse grande evento festivo.
No final do programa o apresentar George Magalhães disse que o comandante da PM comunicou que os policiais militares terão transporte para o Pré-Caju, um fato explícito da função positiva da intervenção do deputado Capitão Samuel nas cobranças relativas às condições de trabalho dos militares.
Assessoria Parlamentar (Chris Brota)
Nenhum comentário:
Postar um comentário