Equipe do 5º BPM sagrou-se campeã do 1º Torneio Asprase de Futebol
Foi realizado no último fim de semana, na sede do 5º Batalhão da Polícia Militar, o 1º Torneio Asprase de Futebol Society. O certame começou a ser disputado na manhã do sábado e a grande final foi realizada no domingo.
Inicialmente oito equipes estavam inscritas para disputar o torneio, mas apenas sete disputaram os jogos. A ausência ficou por conta da equipe da Prefeitura de N. Sra. do Socorro, que se justificou informando não ter conseguido formar uma segunda equipe, já que a equipe principal estaria disputando um campeonato promovido pela própria Prefeitura.
O jogo de abertura foi disputado entre o QGG (PM) e o Corpo de Bombeiros, tendo a equipe da PM levado a melhor, vencendo o jogo por 4 a 1. Na segunda partida da manhã, o BPChoque venceu o CFAP por 2 a 1, em um jogo muito disputado. A primeira semifinal foi então disputada entre o BPChoque e o QCG. Desta vez a equipe choqueana não suportou a força do bom time do QCG, que venceu pelo placar de 4 a 0.
À tarde mais dois jogos definiram o segundo finalista. Primeiro jogaram as equipes do 1º BPM (Aracaju) e do 6º BPM (Estância). O time interiorano levou a melhor e apresentando um bom futebol, venceu facilmente o jogo, aplicando a maior goleada do torneio: 5 a 1.
O 5º BPM se beneficiou da ausência do time de Socorro e se classificou para a semifinal com um W x O. Na semifinal, a equipe que representava o Batalhão sede do evento teve que suar a camisa para derrotar o time do 6º BPM. Mesmo já tendo jogado uma partida, o time do 6º Batalhão se comportou bem em campo e lutou bravamente em busca da vitória.
No entanto, jogando em seus domínios, o time do 5º Batalhão não facilitou a vida dos visitantes. Foi um ótimo jogo, disputado até o final. O 5º BPM saiu na frente do marcador fazendo 1 a 0, forçando o 6º BPM a partir para o ataque em busca do gol de empate. Já no segundo tempo, houve um lance polêmico. Após um chute do ataque do 6º BPM, a bola foi parar dentro do gol. Enquanto a equipe comemorava, a arbitragem determinou a cobrança de tiro de meta, pois a bola entrou pela lateral do gol, através de um furo na rede.
A equipe do 6º BPM não se abateu e continuou em busca do empate, mas o time do 5º BPM teve competência para segurar o placar e garantir a vaga na final.
Decisão
QCG (de branco) e 5º BPM (de azul) fizeram a final do torneio
No domingo foi disputada a grande final do torneio. Mais um grande jogo que mostrou a enorme quantidade de talentos que a PM e o Corpo de Bombeiros têm nos esportes. A decisão do título foi disputada entre QCG x 5º BPM, tendo início às 09:00h.
Em campo, duas grandes equipes, que começaram o jogo a toda velocidade. Jogando em casa, o time do 5º Batalhão procurou se impor e partir para cima do adversário. Motivados pelo fato de jogarem em sua própria Unidade, os atletas não queriam deixar a taça de campeão em outras mãos.
QCG e 5º BPM fizeram uma decisão disputadíssima e imprevisível até o apito final
Por sua vez a boa equipe do QCG queria colocar “água no choop” do 5º BPM. O jogo seguiu disputado todo o tempo, terminando a primeira etapa no 0 x 0. No segundo tempo, de tanto insistir no ataque, o 5º BPM acabou tendo um pênalti marcado ao seu favor, sofrido pelo sargento Altemar. De nada adiantaram as reclamações do time do QCG junto aos árbitros e com uma cobrança perfeita no canto superior esquerdo do goleiro Hernandes, o soldado Henrique marcou o que seria o gol do título para o 5º BPM, muito comemorado pelos atletas e pelo comandante do Batalhão, tenente-coronel Enilson, que prestigiou o evento.
Premiação e Confraternização
Após a disputa da final do torneio, houve a entrega da premiação e uma confraternização com os atletas, associados e convidados. Estiveram presentes o TC Enilson, comandante do 5º BPM, o Cel Péricles, o presidente da Assomise, Cap Samuel, o Cb Palmeira, gestor da ABSMSE e diretor da Anaspra (Ass. Nacional de Praças), o Sgt Prado, presidente da ASSPM e também integrante da Anaspra, além dos diretores da Asprase, Sgt Araújo, Sd Virgínio, Sd Santos Júnior, Sgt Carlos, e do coordenador de esportes Sgt Altemar.
Além dos troféus e medalhas entregues às equipes campeã (5º BPM), vice-campeã (QCG) e 3ª colocada (BPChoque), foram premiados também os melhores atletas da competição.
O prêmio de melhor goleiro foi entregue ao Sd Hernandes, do QCG. A placa levou o nome do Subtenente José Clenisson dos Santos (em memória), numa homenagem da Asprase a este que foi um grande policial militar e um grande ser humano.
“Clenisson gostava de atuar como goleiro nas competições que disputava e por este motivo resolvemos homenageá-lo pondo seu nome na placa do melhor goleiro”, disse o presidente da Asprase, sargento Araújo. A placa foi entregue pelo Cb Palmeira, que falou com emoção do companheiro Clenisson, com quem trabalhou na PMSE.
O melhor atleta da competição foi o Sd Henrique, do 5º BPM, e o artilheiro foi o Sd Fabiano, do QCG, que marcou quatro gols.
Solidariedade
Além de promover a união e a saúde através do esporte, a Asprase também promoveu entre as equipes uma disputa à parte, fora de campo, que consistia em arrecadar alimentos para serem doados a policiais militares que estejam passando por dificuldades. Todos os alimentos arrecadados serão doados com a presença de representantes de equipes que participaram do torneio, num gesto de solidariedade e amor ao próximo compartilhado por todos que fizeram as suas doações. A entrega dos alimentos será divulgada neste blog.
Agradecimentos
O presidente da Asprase fez questão de agradecer em nome de toda a diretoria da entidade às pessoas que apoiaram e que contribuíram de alguma forma para a realização do torneio, entre elas os Comandantes-Gerais da PM e do CBM, coronel Pedroso e coronel Nailson, respectivamente, os atuais comandante e subcomandante do 5º BPM, tenente-coronel Enilson e major Ferraz, o ex-comandante e o ex-subcomandante, coronel Adolfo e major Rivelino, o deputado federal Jackson Barreto, o prefeito Fábio Henrique e seus auxiliares, o capitão Samuel, da Assomise, o subtenente Rubens, responsável pela arbitragem, os comandantes e os atletas das Unidades que participaram do torneio, e todos aqueles que de algum modo foram essenciais para a concretização desse evento.
Outros eventos
A diretoria da Asprase avaliou como positiva a realização do torneio, que promoveu a integração entre policiais e bombeiros de diversas Unidades. Segundo afirmou o presidente da associação, a intenção da Asprase é promover novos eventos esportivos no futuro em diversas modalidades. “Essa tarefa caberá ao nosso diretor social, Sd Santos Júnior, e ao coordenador de esportes, Sgt Altemar. Vamos trabalhar juntos com o objetivo de promover novas oportunidades de convívio e congraçamento entre nossos companheiros através do esporte”, finalizou o sargento Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário