quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Fim do desvio de função?

Nas últimas semanas a discussão sobre o desvio de função na Polícia Militar e a necessidade de trazer de volta à atividade fim, os policiais militares que se encontravam ou se encontram à disposição de outros órgãos, ganhou corpo após a exibição de uma matéria feita pela TV Sergipe, que divulgou uma lista com mais de 400 PMs desviados de função.

O Governo do Estado respondeu determinando que fosse feito um levantamento da situação real e editando um novo Decreto, que impede a cessão de policiais militares a órgãos onde não haja previsão legal de atuação da PM.

A Polícia Militar, então, começou a fazer o levantamento de informações do seu pessoal e identificou casos de policiais militares que não constavam como desviados de função, porém não vinham exercendo sua atividade na PMSE.

Começou também a promover a transferência de militares de diversos órgãos para Unidades e Subunidades operacionais, com o objetivo de ampliar o efetivo nas ruas e aumentar a presença ostensiva da PM. O Banese, por exemplo, foi um dos órgãos que devolveu dezenas de policiais militares à corporação.

Porém, um fato tem intrigado alguns policiais militares que procuraram esta associação, para que através dela fosse feito o questionamento acerca do que segue. Tem sido notado em pelo menos um ponto da Grande Aracaju o emprego de viatura policial militar, do serviço denominado APOLO (Ação de Policiamento Localizado), em PB (ponto base) fixo em frente a uma agência do Banese.

Questiona-se então: por que essa viatura não é empregada no patrulhamento de áreas comerciais, ao invés de ficar parada em um único lugar, coincidentemente em frente a uma agência do Banco do Estado de Sergipe? Em deslocamento, essa viatura cobriria uma área bem maior, ainda que se mantivesse nas proximidades da Agência Bancária, fazendo assim um policiamento preventivo e beneficiando mais pessoas.

Fica a impressão de que os policiais saíram do Banese, mas o policiamento continua garantido. A Direção da Asprase informou que procurará manter contato com o Comando da PMSE para dialogar acerca do assunto, defendendo os interesses de seus representados e procurando dar a sua contribuição para que a PMSE possa executar um serviço cada vez melhor para nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares