terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Itabaiana tem queda de 18% nos roubos e 15% nos furtos

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) verificou quedas significativas nos índices de crimes contra o patrimônio em Itabaiana, município distante 56 km de Aracaju. Um levantamento feito pelo Centro de Análise e Estatística Criminal (CEACrim) apontou a redução de 18,44% no número de roubos e de 15,43% no de furtos, do primeiro para o segundo semestre deste ano.

Foram registrados de janeiro a junho de 2009 uma média de 23,6 casos por mês. Já no segundo semestre foram comunicados à Polícia Civil uma média de 19,25 ocorrências por mês. Em relação aos furtos, os cidadãos itabaianenses formalizaram uma média de 47 queixas por mês, mas no segundo semestre, as ações da SSP, por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, ajudaram a diminuir esse índice para 39,75 furtos por mês.

Para o coordenador da Delegacia Regional da Polícia Civil em Itabaiana, delegado Marcelo Hercos Lyrio, o registro de ocorrências é um índice que revela a importância do enfrentamento à criminalidade. "A comunicação do fato ilícito ajuda a SSP a preparar melhor suas ações", explicou.

Ele também revelou que determinadas ações contribuem decisivamente para esse bom resultado. "Temos feito muitas prisões de pessoas envolvidas em crimes contra o patrimônio - cerca de 50 no ano - e isso é resultado de investigações. Outro fator que contribui é a presença da polícia nas vias públicas, inibindo a ação de ladrões, arrombadores e assaltantes", destacou.

Ainda de acordo com Hercos, a população tem colaborado, denunciando pessoas envolvidas em delitos. "Em muitos casos, a participação anônima dos cidadãos de bem tem sido decisiva e esperamos que esse apoio continue crescendo junto com a acreditação da população", afirmou, creditando ainda o sucesso às ações preventivas realizadas ao lado da Polícia Militar na cidade.

Investimentos

Tradicional pólo comercial e agrícola a cidade vem recebendo maciços investimentos do Governo de Sergipe no patrulhamento preventivo e na investigação de crimes. A SSP está reestruturando a Delegacia Regional de Itabaiana e o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), promovendo reformas e adequando os prédios para o bom atendimento ao público e proporcionar uma maior eficácia para os trabalhos policiais.

Também está prevista a construção de um heliponto [local destinado para o pouso da aeronave da SSP], um destacamento do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) na unidade da PM e a colocação de carceragens na Delegacia Regional. Além de combater os crimes contra o patrimônio, a SSP também intensificou especialmente o combate a crimes contra a vida e contra a ordem tributária, sem esquecer do tráfico de drogas.

Esse processo foi iniciado no início deste segundo semestre, quando o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, transferiu simbolicamente para Itabaiana a sede administrativa da SSP. "Aquela ação marcou o início de um planejamento para a implementação de ações operacionais e estratégicas permanentes e incisivas na cidade e agora estamos colhendo os resultados", resumiu.

João Eloy também tem visitado as unidades do interior e devolvido ao serviço nas ruas policiais que estavam servindo em outros órgãos. "Temos um planejamento bem definido para a reforma de Delegacias e Companhias da PM em todo o Estado. Mas, visualizando a situação de perto, conversando com os policiais e com a comunidade, podemos tomar atitudes mais rápidas para melhorar o serviço, beneficiar a população e prestigiar os homens e mulheres que atuam na segurança, que estão sendo reintegrados ao policiamento", destacou.

Fonte: PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares