domingo, 11 de abril de 2010

'Cidadania e Paz nas Escolas' chega a mais dois colégios

O programa objetiva sensibilizar e prevenir os diversos tipos de violência nas escolas públicas de Sergipe

Foto: Walter Martins

O Programa Cidadania e Paz nas Escolas será implantado em mais duas unidades de ensino da rede pública estadual de Sergipe neste sábado, 10. Às 8h, no Colégio Estadual 15 de Outubro, situado na Rua dos Estudantes, em Aracaju, e às 14h no Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, na cidade de São Cristóvão. O programa objetiva sensibilizar e prevenir os diversos tipos de violência nas escolas públicas de Sergipe.

Junto com os colégios Barão de Mauá, Francisco Rosa e 24 de Outubro, essas unidades de ensino passarão a adotar as ações do programa, executado através de parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seed) e Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar. Para comemorar a iniciativa, as duas escolas programaram atividades de cultura e lazer envolvendo toda a comunidade escolar, inclusive pais de alunos. Apresentação de dança e música, abordando o tema ‘paz’, faz parte da programação.

A diretora do Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, professora Georgina Amado, informou que as ações do programa vão contribuir para instalar a tranquilidade e a segurança nas escolas e nas áreas adjacentes. “A nossa escola está localizada numa área onde a violência assusta. Dentro e fora do ambiente escolar, fomos testemunhas de algumas brigas, de saber de histórias que envolvem drogas e bebidas alcoólicas”, ressaltou a diretora.

Georgina Amado acredita que o Programa Cidadania e Paz nas Escolas fortalecerá o trabalho dos educadores do Gaspar Lourenço. “Antes de aderirmos, reunimos os professores, alunos, pais de alunos e técnicos que atuam na escola, para falar sobre o programa. Todos foram unânimes em concordar com a implantação da proposta”, garantiu a diretora.

Adesão

Também estão providenciando a adesão ao programa, os colégios Marco Maciel (Aracaju), Felisbelo Freire (Itaporanga D’ajuda), Caic Coronel José Sizino e Cônego Filadelfo (Laranjeiras), Júlia Teles (Nossa Senhora do Socorro), Glorita Portugal e Paulo Sarazarte (São Cristóvão).

De acordo com as informações da coordenadora do programa na Seed, professora Djanira Montalvão, a adesão precisa ter o apoio dos alunos e de toda a comunidade escolar. "Queremos desenvolver uma cultura de paz, respeito mútuo e preservação do patrimônio material e imaterial", destacou.

Suporte

Cerca de 40 policiais, distribuídos entre as oito companhias, dão suporte às escolas com o policiamento ostensivo. Eles também participam de reuniões com gestores e atendem aos chamados da comunidade escolar.

Fonte: Seed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares