terça-feira, 8 de junho de 2010

Sergipe é contemplado com projeto de qualificação de profissionais do Samu


A insuficiência dos cursos de graduação e a rotina de trabalho são alguns dos entraves para a qualificação e atualização de profissionais da área da saúde. Pensando nisso, o Ministério da Saúde (MS) desenvolve, em parceria com hospitais de excelência do Brasil, um programa de capacitação voltado para a rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e Sergipe é um dos Estados contemplados.

A iniciativa do MS busca potencializar a qualificação dos profissionais de atenção às urgências. Serão investidos cerca de R$ 8 milhões para execução do projeto. Ao todo, 20 mil profissionais dos Samu’s espalhados pelo país serão capacitados. O treinamento, feito em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), vai implementar uma rede de educação à distância, além de provocar um maior envolvimento do profissional com a política pública de saúde.

A primeira etapa consiste em um curso para a formação de tutores, durante três dias, na sede do hospital em São Paulo. A etapa seguinte será realizada em ambiente virtual, através de uma ferramenta de ensino à distância. Os profissionais da área da saúde, de nível médio e superior, farão o curso teórico-prático, em um formato modular, presencial e à distância. As aulas serão monitoradas pelos tutores locais, apoiados por tutores à distância ligados ao hospital.

Em Sergipe, 12 profissionais atuarão como tutores. Eles serão responsáveis pela multiplicação do conhecimento, que deve padronizar o atendimento em cada especificidade. “Através da capacitação, vamos melhorar a qualidade da assistência, garantindo sobrevida e recuperação aos pacientes”, ressaltou Márcio Barretto, coordenador do Núcleo Atenção Hospitalar e Urgência da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES).

Para o coordenador, o grande diferencial desta capacitação é a acessibilidade, já que o profissional não precisará sair do seu ambiente de trabalho. Do Samu 192 Sergipe, dois representantes já passaram pelo curso de formação de tutor: o superintendente, Edvaldo dos Santos, e a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Luciana Lemos.

Atualmente, trezentos profissionais, divididos em cinco turmas, já estão matriculados no curso de Suporte Básico de Vida, destinado a médicos, técnicos de enfermagem e condutores. O curso tem carga horária de 160 horas e deve ser concluído em um ano. Também está em andamento o curso de Regulação Médica das Urgências, realizado virtualmente para médicos reguladores do Samu. “Estamos no terceiro dos oito módulos e a aceitação dos profissionais tem sido muito boa”, disse Edvaldo dos Santos.

Mais dez profissionais vão receber a capacitação de tutores pelo Hospital Oswaldo Cruz, sendo que dois já estão em São Paulo. A dupla é composta por profissionais do Samu 192 Aracaju. “Cedemos duas vagas ao município com o intuito de garantir a integralidade e o padrão dos serviços no Estado”, justificou Márcio Barretto.

Fonte: Agência Estado de Notícias

_____________________________________________

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares