segunda-feira, 26 de julho de 2010

Superintendência da Polícia Civil divulga balanço semestral da produção cartorária

Dando prosseguimento à publicidade das informações cartorárias das unidades policiais do estado de Sergipe, a Superintendência da Polícia Civil, através da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim), divulgou os números referentes ao mês de junho como também os resultados relativos ao primeiro semestre deste ano.

O superintendente da Polícia Civil, João Batista Santos Júnior, reforçou que a iniciativa tem como objetivo a melhoria dos serviços prestados à sociedade. “Convém esclarecer, por necessário, que o presente trabalho não tem por escopo monitorar quem quer seja, nem tampouco servir como instrumento punitivo em face de qualquer servidor, muito pelo contrário, entendemos, em realidade, que é uma ferramenta sobremodo útil a propiciar uma concorrência saudável entre os mais diversos órgãos que compõem nossa instituição Policial Civil, de modo que o serviço prestado à população sergipana seja ágil e eficiente”, destacou Batista.

Ainda segundo o superintendente da Polícia Civil, a metodologia aplicada vem surtindo os efeitos desejados, uma vez que se verifica, claramente, quais unidades policiais apresentaram melhoras significativas em suas performances e quais ficaram aquém das expectativas. A primeira tabela representa o número de inquéritos policiais conclusos, separados por Delegacias Metropolitanas. Foi utilizada a cor verde para representar os índices que mais se destacaram. Já a cor amarela, para indicar os índices medianos e a cor vermelha para representar os índices de menor destaque.

Observando a tabela em questão vislumbra-se que durante o primeiro semestre do ano de 2010, no que se refere à remessa de inquéritos policiais ao Poder Judiciário, a 2ª Delegacia Metropolitana foi a que apresentou maior destaque dentre todas as Unidades Metropolitanas, com um total de 144 feitos concluídos, sendo que, no mês de maio foi onde se observou um número maior de finalizações se comparado com os demais meses do semestre, com um total de 32 Inquéritos terminados”, explicou Batista.

A 2ª DM também se destacou com relação à média mensal, porquanto apresentou um equilíbrio, se comparado às demais, vez que manteve uma constância de 24 (vinte e quatro) inquéritos. Da mesma forma, destacou-se em relação à área comparada, tendo em vista que o seu índice foi de 179%, enquanto que o padrão estadual foi de 176%.

Já a 10ª DM apresentou o menor número de inquéritos concluídos durante o primeiro semestre do ano em questão, isto é, 30 (trinta), tendo nos meses de março e abril os menores números, 3 (três) cada um e o mês de maio o maior número, com 8 (oito). A mencionada unidade apresentou o menor desvio médio do grupo comparado (1,7), o que, em tese, significa uma manutenção na produção, apresentando o rendimento mais modesto, devido ao número reduzido de inquéritos se comparada com as outras unidades.

Com relação às delegacias especializadas da capital, é observado na tabela que durante o primeiro semestre do ano de 2010, o destaque foi a Delegacia Especial de Apoio à Mulher, cuja quantidade de procedimentos finalizados alcançou o total de 251 procedimentos, sendo que no mês de junho apresentou o número maior de conclusão se comparado com os demais meses do semestre, com um total de 57 IPs conclusos.

A referida unidade também se destacou com relação à média mensal, pois apresentou a mais constante, com 41,8 feitos. Com relação à área comparada foi a que mais se projetou, uma vez que atingiu o percentual de 76%, ao passo que a estadual estabeleceu-se em 307%.

Já o Departamento Especializado em Crimes Contra a Ordem Tributária e a Administração Pública (DEOTAP) apresentou, durante o período acima mencionado, o menor número de inquéritos concluídos, num total 15, contando, nos meses de março e junho, com os menores índices. Nessa mesma perspectiva, nos meses de abril e maio apenas um feito restou terminado. O Departamento apresentou o menor desvio médio do grupo comparado (1,2), o que significaria, em realidade, uma constância de produção, verifica-se, de fato, que o seu rendimento foi o menor dentre todos os órgãos especializados.

No que diz respeito aos números materializados pelas unidades policiais do interior do Estado, percebe-se pela tabela que durante o primeiro semestre do ano de 2010 a regional do município de Itabaiana apresentou 224 inquéritos finalizados, destacando-se, por conseguinte, em relação às demais. Com efeito, no mês de janeiro houve, por parte dessa unidade, um incremento no número de conclusões, se comparado com os demais meses do semestre, posto que 63 feitos foram concluídos. “Tal delegacia também se destacou com relação à média mensal, vez que foi a que apresentou a mais constante se comparada com as demais: 37,3 inquéritos. Outrossim em relação à área comparada, pois obteve um índice de 596%, ao passo que a estadual fixou-se em 274%”, explicou João Batista.

Houve destaque, também, para a delegacia da cidade de Pedra Mole, na qual no período de janeiro a junho de 2010 não houve nenhum inquérito policial concluído. “Concluindo, solicitamos que todos os componentes de nossa Instituição, isto é, agentes, agentes auxiliares, delegados e escrivães sugestionem novos métodos avaliativos, os quais haverão de ser encaminhados para o correio eletrônico: assessoria.supci@pc.se.gov.br , tendo em conta que o escopo do presente trabalho é aprimorar cada vez mais a produtividade dos órgãos policiais sergipanos”, finalizou Bastista.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares