quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PEC torna permanente o Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 507/10, do Senado, que torna permanente o Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza. A previsão é que esse fundo, criado há dez anos, seja extinto neste ano. A PEC prorroga igualmente a Lei Complementar 111/01, que dispõe sobre o fundo.

O Fundo de Combate e Erradicação à Pobreza tem como objetivo viabilizar o acesso a níveis dignos de subsistência. Os recursos são aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, saúde, educação, reforço de renda familiar e outros programas voltados para a melhoria da qualidade de vida.

Constituição do fundo

O fundo é constituído de parcelas de tributos, dotações orçamentárias e doações, entre outros. O atendimento às famílias e indivíduos é feito, prioritariamente, por meio de programas de reforço de renda.

"Ainda que o aporte de recursos públicos ao fundo tenha sido afetado pela não prorrogação da CPMF, torná-lo perene é uma maneira de reiterar o compromisso da sociedade brasileira com o equacionamento das suas mazelas sociais", argumenta o autor da proposta, senador Antônio Carlos Júnior (DEM-BA).

Tramitação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania vai analisar a admissibilidade da proposta. Caso aprovada, será criada uma comissão especial para dar parecer à PEC. Depois, ela será votada em dois turnos pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

PEC-507/2010

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares