terça-feira, 30 de novembro de 2010

Representante da Controladoria Geral da União destaca importância da tecnologia da informação em investigações

O I Fórum Nacional de Polícia Legislativa foi aberto nesta segunda-feira (29) com a apresentação de Gilson Libório, diretor de informações estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU). Ele destacou a importância da tecnologia da informação e o papel dos especialistas de diversas áreas que, em investigações de grande porte, produzem dados que subsidiam, por exemplo, as atividades das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), como foi o caso da CPI das Ambulâncias.

Como exemplo, Gilson citou o uso de softwares especializados que permitem cruzar informações e identificar padrões "atípicos" em transações financeiras, "como no caso de contas que, a cada vez que recebem o depósito de um determinado valor, transferem, digamos, 30% desse valor para a conta X e 10% para a conta Y". Esses padrões, que podem ser indícios de irregularidades no âmbito de uma investigação, "não seriam constatados em uma análise meramente visual, feita 'no braço', até porque nessas investigações trabalha-se com uma quantidade de dados realmente muito grande".

Esse, aliás, é um dos primeiros passos nas atividades que Gilson coordena: reunir várias bases de dados, de diferentes formatos e características (como, por exemplo, uma base feita em uma planilha de cálculo e outra feita em um processador de textos), e uniformizá-las numa nova base, a partir da qual se possam extrair informações importantes para a investigação em curso.

- Para isso, é preciso ter analistas que dominem o assunto investigado, como a legislação específica ou as práticas do setor investigado, para interpretar e filtrar os dados que interessam - ressaltou ele.

O diretor lembrou ainda que para implementar essas análises de dados e, assim, identificar e prevenir desvios de recursos públicos foi criado o Observatório de Despesas Públicas (ODP) da CGU.

Fórum

Promovido pelo Senado, o I Fórum Nacional de Polícia Legislativa, que acontece em Brasília, começou nesta segunda e se encerra na quarta-feira (1º). Estiveram presentes na abertura o diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, e o diretor da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Carvalho.

- Um dos objetivos deste fórum é o intercâmbio de informações e experiências entre as várias polícias legislativas - afirmou Pedro Carvalho, acrescentando que em algumas assembléias legislativas e câmaras municipais, "os respectivos órgãos de segurança estão sendo transformados agora em polícias legislativas".

O evento é realizado no Auditório Antonio Carlos Magalhães (no Interlegis).

Mais informações sobre o I Fórum Nacional de Polícia Legislativa

Fonte: Agência Senado de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares