terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PM apresenta detalhes do planejamento operacional para o Pré-Caju 2011

Detalhes da operação foram passados para a imprensa e comandantes de unidades que atuarão no evento na manhã desta terça-feira, 11, no auditório do Quartel do Comando Geral


A Polícia Militar apresentou na manhã desta terça-feira, 11, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) detalhes do planejamento operacional que será aplicado no Pré-Caju 2011. Por dia - segundo o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) - será aplicada uma média de 1.150 militares, através de uma distribuição em cinco postos de comando, e ainda na área periférica do circuito da festa. Os detalhes foram passados para a imprensa e comandantes de unidades que atuarão no evento.

A PM também distribuirá, no circuito, cinco salas de monitoramento do policiamento e dos foliões; 19 portões de acesso; seis cabines de desarmamento; 32 postos elevados para observação e 31 patrulhas policiais. Serão 39 viaturas usadas no patrulhamento periférico e no acompanhamento da chamada “pipoca”, com equipes motorizadas e especializadas da Radiopatrulha e Batalhão de Choque.

Além disso, 30 conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) estarão trabalhando na área externa do evento. “Temos uma preocupação evidente de fortalecer o policiamento periférico, privilegiando a locomoção dos foliões para suas residências. É um trabalho estratégico para evitar os assaltos e os furtos”, explicou o coronel Maurício Iunes, comandante do policiamento militar na capital, lembrando que o Grupamento Tático de Motos (Getam) estará atuando no policiamento.

Iunes explicou que quatro equipes do Comando de Operações Especiais (COE) vão realizar a varredura no circuito, logo após a passagem dos blocos. Equipes do Pelotão Ambiental farão um trabalho de prevenção da perturbação do sossego alheio, inclusive com uma lancha atuando no Rio Sergipe. O Batalhão de Polícia de Trânsito realizará remoções de veículos estacionados de forma irregular, através de uma varredura diária na área estabelecida para o evento.

Inovação

As novidades para este ano concentram-se na utilização de um rastreamento via GPS das equipes policiais, trazendo mais agilidade na comunicação e pontuando as guarnições mais bem posicionadas para atuar na percepção dos crimes. Integrantes da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) participaram da apresentação e ressaltaram a confiança no trabalho da PM.

Haverá ainda um sistema de controle das ocorrências, cujas ferramentas irão trazer rapidez no cadastro dos fatos policiais. “A possibilidade de realizar um acompanhamento on-line pelos comandantes do policiamento é bem mais vasta. A ferramenta também gera a opção do acompanhamento de dados estatísticos e leitura de relatório e consulta de banco de dados”, observou o coronel Iunes.


A PM estará trabalhando com capacetes, tonfas, capas de chuva, protetores auriculares, luvas descartáveis, ônibus para transporte da tropa, detectores de metal, rádios HT, câmeras, computadores e celulares, além de vários outros equipamentos. Na próxima quinta-feira, 13, às 8h, a Superintendência da Polícia Civil apresentará na Academia da Polícia Civil (Acadepol) detalhes do seu planejamento operacional para a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares