quinta-feira, 9 de abril de 2015

Conasp debate pacto nacional pela redução de homicídios



Representante da Anaspra no Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), o cabo Elisandro Lotin de Souza participou da última reunião do órgão, que discutiu o pacto nacional pela redução de homicídios, em encontro realizado na terça-feira, 7 de abril. O pacto é uma política de Estado a ser apresentada pelo governo federal. A expectativa do governo é diminuir, nos próximos anos, em 20% os homicídios. O pacto pela redução de homicídios também vai contemplar ações contra assassinatos de profissionais de segurança pública em serviço ou em razão da profissão.

Uma das propostas levantada na reunião pelo presidente da Anaspra, cabo Lotin, e representante da entidade no conselho, é aumentar o efetivo policial, a fim de estender as ações de prevenção e a efetividade das polícias. O Conasp é um órgão de formulação de política nacional de segurança pública e adota um modelo de participação tripartite, com a participação de gestores, operadores da área e representantes da sociedade civil.

Integração

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) lança nesta quarta-feira (8), em Brasília, sua mais nova ferramenta de enfrentamento ao crime e à violência para todos os entes da federação. O sistema InfoGGI permitirá aos prefeitos e governadores estaduais otimizar políticas locais de segurança pública e integrar planejamentos e ações das esferas municipal, estadual e federal. O InfoGGI integra o Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) e é mais uma ferramenta disponível no Portal Sinesp.

Baseado na participação de gestores de diversas áreas do poder público em Gabinetes de Gestão Integrada (GGI), com a participação de órgãos que atuam no município e no estado, o InfoGGI é um sistema de gestão criada para facilitar a organização e funcionamento desses fóruns. Ele fornece gratuitamente aos governantes um instrumento que permitirá à Senasp/MJ acompanhar as demandas dos GGI´s que orientarão planejamentos com focos nos interesses locais, favorecendo parcerias de municípios com o governo federal na área de segurança pública.

Alexandre Silva Brandão (jornalista Aprasc/Anaspra)
Assessoria de imprensa do Ministério da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares