quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Câmara dos Deputados: Presidente de comissão defende desmilitarização da força policial

Presidente da Comissão Especial da Câmara Federal, destinada a estudar e apresentar propostas sobre a unificação das polícias Civil e Militar, o deputado federal/delegado Edson Moreira (PR-MG) já se manifestou favorável à medida.

Promotor do seminário “Unificação das Polícias Civil e Militar – Viabilidade e seus Desdobramentos”, ele lembrou que a discussão é antiga, vem de 1995, quando em São Paulo o então governador Mário Covas (PSDB) já sinalizava com a possibilidade de trabalhar desta forma. “A força policial tem de ser desmilitarizada mesmo. Deve existir uma força policial do Estado, sem graduações, sem postos. Então, a gente tem de verificar a melhor forma possível de se mudar isto, sem muitos traumas”, ressaltou.

A proposta seria criar uma nova polícia, com ingresso único, academia de formação única, diminuindo assim os gastos públicos com essa formação e preparando melhor os profissionais de segurança pública. O novo modelo, de acordo com o deputado, prevê a garantia dos direitos individuais e assegura o pleno exercício da cidadania.

Cinco cidades mineiras já discutiram a unificação das polícias Civil e Militar com a presença do parlamentar este ano. O primeiro seminário foi realizado em Belo Horizonte, seguido por Montes Claros, no Norte de Minas, Campanha e Varginha, ambos municípios localizados no Sul de Minas, e Sete Lagoas, na Região Metropolitana.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares