quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Corpo de Bombeiros realiza formatura para promoção de oficiais e praças


O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou, nesta terça-feira (19), no Quartel do Comando Geral da corporação, na Rua Siriri, Centro de Aracaju/SE, uma formatura para promoção de 131 profissionais, sendo 24 oficiais e 107 praças, além da entrega de medalhas por tempo de serviço a 15 profissionais com mais de 20 anos de carreira. A solenidade, que iniciou por volta das 9h, contou com a presença do governador Jackson Barreto e outras autoridades. 

Dentre os promovidos, 56,5% alcançaram novos postos e graduação com amparo na Progressão por Tempo de Serviço (PTS), mecanismo acessório ao sistema de promoção, criado por meio da Lei Estadual 277/2016, para promover o militar independentemente da existência de vagas, tendo como critério o tempo de serviço exercido dentro do respectivo quadro de oficiais ou de praças da carreira.

Para o comandante geral do CBMSE, coronel BM José Erivaldo Mendes, a nova legislação é uma conquista para os militares de Sergipe. “É um motivo de muita alegria saber que boa parte desses novos promovidos estão dentro desse novo contexto, de uma legislação moderna, que visa garantir aos militares a ascensão em suas carreiras sem maiores dificuldades. A formatura de promoção é um momento bastante importante para os militares, uma vez que eles conseguem galgar mais um degrau em seu ofício. Com isso, vem a responsabilidade de cada vez melhor servir à sociedade”, diz.

O governador Jackson Barreto também destacou a valorização profissional trazida pela PTS. “Estou bastante satisfeito com as conquistas do PTS, porque hoje estão sendo promovidos praticamente 25% da corporação. Apenas no Estado de Sergipe é que existe a lei de Progressão por Tempo de Serviço. Isso é uma conquista que me deixa bastante satisfeito, pois eu vejo em cada um dos senhores um pouco da minha vida, da minha história, da minha origem e da minha raiz”, revela.

Durante a solenidade, foram anunciadas diversas conquistas voltadas ao aprimoramento dos serviços do Corpo de Bombeiros, a exemplo da liberação de recursos para reforma do anexo de uma escola estadual do bairro Getúlio Vargas, na capital, para a funcionamento do Centro de Ensino e Instrução da CBMSE; construção de um quartel próprio em Itabaiana e reforma do quartel de Nossa Senhora do Socorro. “Destacamos ainda a aquisição de equipamentos de proteção respiratória e roupas de aproximação para os bombeiros usarem em incêndios”, ressalta o coronel Mendes.

Outros importantes avanços citados pelo comandante geral foram a realização de concurso público para soldados do CBMSE e a criação de um projeto de lei de estruturação organizacional. “Graças à sensibilidade do governador, um edital de concurso está em fase de elaboração, devendo ser realizado no início do próximo ano. A corporação almeja que ao menos 200 militares venham reforçar os serviços operacionais de todas as unidades do estado. O governador ainda autorizou a elaboração de um projeto de lei de estruturação organizacional da corporação, uma conquista histórica para o Corpo de Bombeiros, pois essa lei formalizará as funções existentes, bem como trará um planejamento para o crescimento da instituição a médio e longo prazo”, explica.

Fonte: CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares