segunda-feira, 16 de outubro de 2017

CBMSE: Abertas inscrições para a Semana 'Salvando Salvadores'


O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) abre, nesta segunda-feira (16) as inscrições para a I Semana 'Salvando Salvadores', a ser realizada entre os próximos dias 23 e 27, das 8h30 às 12h, no auditório do quartel central, em Aracaju/SE. O evento é voltado à promoção da saúde ocupacional dos profissionais da corporação, com o objetivo de propor ações que garantam suporte permanente de atendimento médico, de enfermagem e psicológico, em virtude da exposição inevitável dos bombeiros aos riscos operacionais físicos, mecânicos, químicos e biológicos durante suas atividades.

A ideia é construir, durante o evento, um protocolo de pós-exposição a riscos de natureza biológica, um protocolo de elaboração de atestado de origem e uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Dentre os temas abordados nas palestras estão medidas de segurança frente aos riscos enfrentados pelos bombeiros no seu dia a dia; uso correto de equipamento de proteção individual (EPI); Direitos Humanos; stress; psicologia das emergências; exposição solar e desidratação; ergonomia; medicina hiperbárica; mecanismo celetista no regime estatutário; exposição a ruídos, alimentação saudável laboral e patologias da coluna na realidade do bombeiro.

Segundo a sargento BM Perla Fontenele, da equipe organizadora do projeto, serão apresentadas orientações de cunho científico sobre a atividade exercida pelos bombeiros militares pautada na relação saúde e trabalho, com a finalidade de criar mecanismos de suporte ao bem-estar do profissional, associando as ações de salvamento ao campo da saúde pública. “A iniciativa se desdobra em dois movimentos: o primeiro de estabelecer um calendário de atividades voltadas para orientação e capacitação dos membros do CBMSE, analisando ocorrências, procedimentos, práticas, vivências etc. O segundo movimento pretende, em parceria com o comando, construir um espaço de planejamento da saúde do trabalhador bombeiro militar”, diz. 

De maneira geral, os bombeiros atuam expostos a altos níveis de ruídos, o que pode comprometer a saúde auditiva, além da exposição a altas temperaturas durante ocorrências de incêndio. Outros riscos comuns pelos quais passam esses profissionais são riscos químicos ou de acidentes, uma vez que há, em serviço, uma acentuada probabilidade de lesão instantânea ou prolongada provocada por quedas, ergonomia inapropriada para carregamento de peso, lesão por esforço repetitivo (LER), cortes, queimaduras e outros.

“Diante de uma ocorrência envolvendo vítimas, exige-se do bombeiro militar uma série de procedimentos básicos, tais como avaliação da cena, isolamento do cenário, avaliação da possibilidade de explosão de veículos, acesso à vítima, identificação do estado geral da vítima e encaminhamento para atendimento pré-hospitalar. Mas além de toda a técnica empregada, o bombeiro precisa ter autocontrole emocional a ponto de não comprometer nem a elucidação do seu trabalho nem os cuidados básicos com sua saúde”, ressalta a sargento BM Lígia Santana, uma das idealizadoras do projeto.

As vagas para a I Semana 'Salvando Salvadores' são limitadas. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, na Assessoria de Comunicação do CBMSE (Rua Siriri, nº 762, Centro de Aracaju/SE) ou por e-mail (ascom@cbm.se.gov.br). No e-mail, deve constar nome completo, CPF e contato telefônico, inserindo o conteúdo 'Inscrição Salvando Salvadores' no campo indicado ao assunto da mensagem. A inscrição dará direito a participar de toda a Semana. Receberá certificado quem tiver carga horária de 70%.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares