Na manhã de hoje, 07, foi noticiado por órgãos da imprensa sergipana que o delegado da Polícia Federal Kércio Silva Pinto, será mesmo exonerado do cargo de secretário da Segurança Pública. A notícia teria sido confirmada pelo próprio governador Marcelo Déda, durante encontro ocorrido hoje pela manhã com parlamentares na Assembléia Legislativa.
O substituto de Kércio será o delegado de Polícia Civil João Eloy de Menezes, que já ocupou o cargo anteriormente. João Eloy que estava ocupando um cargo no Tribunal de Justiça volta para a SSP justamente para ocupar o mais alto cargo da secretaria. Ótimo para a Polícia Civil, que além de tudo volta a dominar a SSP.
Segundo informações a queda de Kércio foi motivada pelo desgaste sofrido por ele à frente da SSP. O aumento da criminalidade no Estado e a crise instalada no âmbito da secretaria foram fatores determinantes para a sua saída. Para completar, o suposto furto de equipamentos de uma das salas da própria SSP foi a gota d’água para a queda do secretário.
Polícia Militar
Já na Polícia Militar, com tantos coronéis fuul em atividade, tudo indica que o Comando será mesmo entregue a um coronel do Exército Brasileiro. As conversas recentes do governador Marcelo Déda com oficiais do alto escalão do EB, só levam a crer que realmente a PM sergipana voltará a ser comandada e controlada por uma força que é preparada para a guerra, e não para fazer segurança pública.
De toda forma não deixa de ser interessante o recado que o governador Marcelo Déda dá aos coronéis da PM. Agora estes coronéis serão novamente “comandados” por um delegado de Polícia Civil e, caso se confirme, por um oficial de outra força. Não seria hora de os coronéis da Polícia Militar começarem a se perguntar o porquê de o governo nunca convidar um deles para assumir a SSP? Agora para completar, há o risco de nenhum coronel ser convidado nem mesmo para comandar a sua própria Instituição. Coisas de Sergipe Del Rey.
Nenhum comentário:
Postar um comentário