Encontro fará análise sistemática dos resultados da 1ª CONSEG
Melo Irmão, presidente da Anaspra, fez a abertura do evento
Aconteceu nesta quinta feira, 24, a abertura do 6º Enerp (Encontro Nacional das Entidades Representativas de Praças Militares Estaduais). O Encontro que acontece até amanhã na cidade de Fortaleza, no Ceará, é promovido pela ANASPRA (Associação Nacional de Praças) e vai servir para o debate de questões de interesse da classe dos policiais e bombeiros militares de todo o país.
Diversas autoridades prestigiaram a abertura do evento, entre elas militares que são parlamentares em seus Estados, como o Cabo Patrício (DF), o Soldado Moisés (PE) e o Sargento Aragão (TO). O Secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Monteiro, também esteve na abertura, e em sua fala declarou ser a favor da desmilitarização das polícias, o que vê como uma solução para a melhoria do sistema de segurança pública no Brasil.
Edson Wagner, representantes da SENASP, fez uma análise da 1ª CONSEG
O representante da SENASP, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Dr. Edson Wagner de Sousa Barroso, Coordenador de Perícia Forense do Departamento de Políticas, Programas e Projetos daquela secretaria, proferiu a palestra de abertura do evento, fazendo uma síntese do que foi a 1ª CONSEG (Conferência Nacional de Segurança Pública) e falando da importância do evento para o futuro da segurança pública brasileira.
Na pauta do VI Enerp estão questões como a PEC 300/2008, que altera dispositivos constitucionais e prevê uma melhoria salarial significativa para os militares estaduais, através da equiparação salarial com a PMDF. Outro ponto que será discutido é a desmilitarização das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, que será debatida na tarde de sábado com o senador Tasso Jereissati (PSDB/CE), autor da PEC 21/2005, que inclui entre outros pontos a questão da desmilitarização.
O VI Enerp também servirá para que as entidades participantes façam uma análise da 1ª CONSEG, que aconteceu em agosto último em Brasília/DF. Será eita pela ANASPRA com a participação das demais entidade uma sistematização metodológica dos resultados da CONSEG, com o objetivo de traçar as ações a serem desenvolvidas pelas entidades representativas dos praças para atingir os objetivos da classe.
Eleição
A ANASPRA também realizará durante o VI Enerp a eleição da sua nova diretoria, que irá gerir a entidade pelos próximos dois anos. A eleição aconteceria no dia 24 à tarde, e só poderiam participar pelos termos estatutários as entidades que já compõesm a ANASPRA.
No entanto, diante do pleito de outras entidades que se encontram participando do evento e entendendo que o crescimento da ANASPRA depende também da abertura de seus quadros para novos filiados, a atual diretoria decidiu em reunião extraordinária que a eleição só será realizada após a alteração do Estatuto da entidade, visando proporcionar a outras entidades o direito de participar ativamente do processo eleitoral.
Sargentos Prado, Araújo e Carlos, representando Sergipe no VI Enerp
O presidente da ASPRASE, sargento Anderson Araújo, que também é Diretor de Intercâmbio da ANASPRA, foi um dos defensores desta abertura para as demais entidades. Araújo entende que essa abertura é necessária para o crescimento e ortalecimento da ANASPRA, que terá de enfrentar duros embates na defesa dos interesses da classe e precisará se ortalecer e se organizar para essas lutas. Com seu posicionamento a favor de uma eleição mais democrática, Araújo contribuiu para que outras duas entidades sergipanas que estão participando do VI Enerp, a Associação dos Subtenentes e Sargentos e a Associação Beneficente, também possam participar em pé de igualdade do processo eleitoral.
PEC 300
Daqui a pouco, às 09h00min, será apresentado painel sobre a PEC 300 no VI Enerp, com a presença dos deputados federais Paes de Lira (SP) e Mendonça Prado (DEM/SE), integrantes da Comissão Especial que analisa a PEC na Câmara dos Deputados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário