Mais uma vez os militares lotaram as galerias da Assembleia Legislativa
Foi realizada nesta sexta-feira, 30, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, Audiência Pública da Câmara Federal para tratar da Proposta de Emenda Constitucional nº 300/2008 (PEC 300). A proposta prevê a instituição de um piso salarial para os policiais e bombeiros militares de todo o Brasil, tendo como base os salários do Distrito Federal.
A Audiência Pública teve início às 17:00h, logo após a caminhada realizada pelos militares a favor da aprovação da PEC 300. A presidência coube ao Deputado Federal Coronel Paes de Lira (PTC/SP), membro da Comissão Especial que aprecia a PEC na Câmara. O Deputado Federal Major Fábio (PB), relator da Comissão Especial, também participou da Audiência, assim como o Deputado Capitão Assumção (ES). O autor do requerimento para a realização da audiência foi o Deputado Mendonça Prado, atendendo, entre outras, a uma solicitação encaminhada pela Asprase no último dia 19 de setembro.
Durante o ato foi dada a palavra aos representantes das associações presentes à Audiência Pública, como também aos parlamentares que prestigiaram o evento. Uma fala simples mas de enorme importância e que comoveu a todos, foi a fala do Soldado Damião, hoje cadeirante em razão do cumprimento do seu dever de policial militar. Damião relatou em breves palavras o sofrimento pelo qual passou depois que foi reformado por invalidez, e as dificuldades que enfrentou devido ao parco salário que recebia como inativo.
Hoje, graças ao resultado da luta das Associações Unidas, sua situação é menos desconfortante, mas ainda não é a ideal. Por isso Damião estava ali, mais uma vez presente na luta da classe por dignidade, justiça e respeito.
Sargento Araújo em pronunciamento no plenário da Alese
Em sua fala o Sargento Araújo, da Asprase, lembrou que a PEC 300 é uma luta de todos, não só de Sergipe mas de todo o Brasil. Araújo disse que, se aprovada, a PEC trará a garantia de um salário digno e justo, a altura dos riscos que os policiais e bombeiros enfrentam no dia-a-dia. “Não podemos deixar que a sociedade pense que essa é uma luta de mercenários, pois não é. Damos o nosso sangue, arriscamos as nossas vidas todos os dias para defender a vida dos outros. É justo que tenhamos uma remuneração digna”, afirmou o sargento.
Araújo disse estar feliz e honrado com a presença em Sergipe do Presidente da Anaspra, Deputado Distrital Cabo Patrício (DF), e do Diretor Regional / Nordeste da Anaspra, Cabo Jeoás Nascimento (RN), lembrando ainda que hoje Sergipe possui quatro cadeiras na entidade nacional, o que é motivo de orgulho para os militares sergipanos.
Cabo Jeoás, Diretor Nordeste da Anaspra, acompanhou a audiência ao lado do Sgt. Araújo
Ele agradeceu ainda ao Deputado Mendonça Prado pelo empenho que tem demonstrado na defesa da PEC 300 em todo o Brasil, como também aos demais deputados que declararam seu apoio à proposta.
O Cabo Patrício, da Anaspra, incentivou em seu discurso a mobilização da classe e afirmou que em abril de 2010 a Anaspra realizará a 1ª marcha nacional em defesa da PEC 300 em Brasília. “Espero que possamos contar com o apoio dos deputados que aqui estão para que possamos mandar vários ônibus lotados a Brasília”, disse Patrício.
Ao final da Audiência, o Deputado Paes de Lira fez alguns esclarecimentos sobre a PEC, respondendo a perguntas dos presentes, encerrando logo a seguir.
Os militares garantem que as mobilizações a favor da PEC 300 irão continuar em todo o país até que a proposta seja aprovada em definitivo. Até o final do ano os membros da Comissão Especial esperam já ter aprovado a PEC nessa comissão.
Militares comemoram o sucesso da mobilização pró-PEC 300 em Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário