sábado, 1 de maio de 2010

Fórum debate ações prioritárias para jovens

Salvador vai sediar Pré-Conferência da Juventude em maio e antecipa discussões previstas para Conferência Mundial, em agosto, no México

A cidade de Monterrey, no México, sediará, de 23 a 27 de agosto, a Conferência Mundial da Juventude da ONU. O evento, cuja realização faz parte das celebrações pelo Ano Internacional da Juventude, tem como principais objetivos apresentar a situação dos jovens pelo mundo e identificar as ações prioritárias para esse grupo, tendo em vista o cumprimento dos Objetivos do Milênio (ODM) e o fortalecimento da cooperação entre países e representantes sociais.

Como preparação para a reunião no México, serão realizadas outras quatro pré-conferências. Para a região das Américas e o Caribe, o encontro terá como palco Salvador, de 24 a 26 de maio. O evento é organizado pela Secretaria Nacional de Juventude em conjunto com o PNUD e outras agências da ONU, e está com inscrições abertas até 30 de abril. Os interessados podem garantir presença por meio do site da Conferência Mundial.

Representantes de governos, da sociedade civil e parlamentares ligados a políticas da juventude podem se inscrever, com um limite de cinco indicações para cada país nesses casos. O Brasil, como sede do evento, terá, excepcionalmente, dez enviados, sendo quatro do governo, um parlamentar e cinco da sociedade civil organizada.

Além dos participantes e de personalidades convidadas, estarão na Pré-Conferência da Juventude de Salvador observadores indicados pela Secretaria Nacional de Juventude, pelo Instituto Mexicano de Juventude e por organismos do Sistema ONU.

Serão 11 os eixos de debate na Bahia: pobreza e exclusão; emprego; educação; tecnologia e inovação; saúde; equidade de gênero; segurança, justiça social e direitos humanos; desenvolvimento sustentável; migração internacional; participação e incidência; e associação global e cooperação.

No encontro, indicadores regionais dos ODM ganharão destaque, e deverá ser aprovada a Carta de Salvador, documento com recomendações da etapa regional para a cúpula de Monterrey.

A segunda edição do Ano Mundial da Juventude é celebrada 25 anos depois da primeira. Atualmente, existem cerca de 1,3 bilhão de jovens no mundo, com 200 milhões deles vivendo com menos US$ 1 por dia. Ainda nessa faixa etária, 88 milhões estão desempregados, 160 milhões sofrem com má nutrição, 130 milhões não alcançaram os níveis básicos de educação e 10 milhões convivem com o vírus HIV.

"A conferência tem uma mensagem clara de aumentar a visibilidade dos jovens como população estratégica para impulsionar o desenvolvimento e reduzir a desigualdade e a inequidade", afirma Priscila Vera Hérnandez, diretora do Instituto Mexicano de Juventude, um dos organizadores do evento.

Fonte: PNUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares