terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ministério da Saúde custeará Motolâncias do Samu Sergipe

A portaria nº 2.150 do Ministério da Saúde, publicada no último dia 28 de julho, habilita o Estado a receber R$ 21 mil mensais para o custeio de três motocicletas


Um dos únicos no país a oferecer 100% de cobertura no território estadual, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) é também o primeiro, juntamente com o município de Campinas (SP), a ter o funcionamento de Motolâncias autorizado pelo Ministério da Saúde. A portaria nº 2.150, publicada no último dia 28 de julho, habilita o Estado a receber R$ 21 mil mensais para o custeio de três motocicletas.

Sergipe dispõe hoje de seis veículos desse tipo em operação para atendimento a urgências e emergências. As unidades, que começaram a operar em junho deste ano, ficam disponíveis nas bases descentralizadas dos municípios que são sedes de regiões: Nossa Senhora do Socorro (Leste Sergipano), Estância (Sul), Lagarto (Centro-Sul), Itabaiana (Agreste), Nossa Senhora da Glória (Alto Sertão) e Propriá (Baixo São Francisco).

O funcionamento das seis Motolâncias estava sendo inteiramente custeado pelo Estado. Com a portaria do MS, três delas passam a contar com recursos do Governo Federal. Ao todo, Sergipe conta com 14 motolâncias. As outras oito aguardam a qualificação de técnicos de enfermagem para conduzi-las. Já foram realizados dois treinamentos em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um terceiro está previsto para os próximos meses.

Critérios

A habilitação para repasse de verbas foi concedida devido ao cumprimento das cinco metas estabelecidas pela política nacional do Samu: regionalização do atendimento; motociclistas treinados pela PRF; condutores com dois anos de experiência no atendimento pré-hospitalar; Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) e Oxímetro de Pulso nas motolâncias; e a aquisição de Equipamento Individual de Proteção (EPI), composto por capacete, bota, macacão e protetor de coluna, entre outros itens.

Fonte: Portal Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares