Até dezembro, mais sete mergulhadores comporão a equipe do corpo de bombeiros na área de mergulho em mar
O Corpo de Bombeiros iniciou na tarde desta sexta-feira, 17, o I Curso de Treinamento em Mergulho e Resgate no Mar para guarda-vidas em Aracaju. Até o final do ano, mais sete mergulhadores comporão a equipe do corpo de bombeiros na área de mergulho em mar aberto, em aeronaves e embarcações, além trabalhos submersos, contribuindo para a diminuição dos índices de afogamento na capital sergipana.
O Tenente Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, explica que a atividade do mergulho é bastante peculiar. “É muito difícil selecionar pessoas para trabalhar neste ramo do corpo de bombeiros. Há muito tempo esperávamos por um treinamento intensivo como este e estamos trabalhando com muita seriedade para formar mergulhadores aptos a atuar em nossas praias”, aponta.
Ele conta que a intensa rotina e o desgaste do trabalho de um mergulhador acabam causando a defasagem de profissionais na área. “Desde o começo do ano estamos com apenas três mergulhadores para operações de salvamento e resgate no mar. Desta forma, fica quase impossível de cobrirmos toda a costa sergipana e regiões circunvizinhas”, relata.
Banhistas
Segundo o tenente Oliveira, ainda existe uma cultura de desrespeito por parte de muitos banhistas, contribuindo para a série afogamentos ocorridos na capital. “Mesmo com todo o aparato de guarda-vidas pelas proximidades e os trabalhos preventivos que oferecemos, as pessoas devem estar conscientes do perigo que o mar pode oferecer como a abertura de valas, por exemplo”, aponta.
Ele recomenda a banhistas, muito cuidado e responsabilidade no mar para evitar possíveis tragédias. “Se você não conhece o local, procure um guarda-vida e solicite informações a respeito de locais perigosos na área. Além disso, respeite a sinalização com as bandeirolas espalhadas pela praia e muito atenção às crianças”, adverte.
Fonte: Portal Infonet
Nenhum comentário:
Postar um comentário