quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pesquisador pede mais diálogo entre governo e cidadãos pela internet


Funcionários do Senado Federal acompanharam, nesta quinta-feira (2), a palestra de Marcelo Coutinho, diretor de Inteligência do Terra América Latina e professor da Fundação Getúlio Vargas, na qual ele frisou que as instituições públicas precisam se adaptar às mudanças nas relações com a sociedade provocadas pela internet e aproveitar os novos canais para falar com o cidadão.

Coutinho expôs os conceitos e estratégias das redes sociais na internet - tema da sua palestra no 1º Workshop de Mídias Digitais do Senado Federal - e concluiu que, apesar da ampliação do acesso à internet, é preciso mais participação das instituições públicas na web e nas redes sociais (como Facebook, Orkut e Twitter, entre outros). Órgãos públicos devem, de acordo com o pesquisador, oferecer oportunidades de interação com os cidadãos.

As instituições públicas que atendem ao interesse público como o Senado devem falar com as pessoas por meio da internet. Não se trata apenas de um nicho, mas parte significativa do eleitorado - afirmou no workshop, organizado pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) e pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Fontes

Segundo o professor, o aparecimento das redes sociais reordenou a estrutura de poder da comunicação porque o cidadão usuário da internet deixou o papel de receptor das informações públicas para se transformar em produtor e fonte das notícias. Isso ocorreu, principalmente, por causa da ampliação do acesso à internet e da redução de custo para a produção e distribuição de conteúdos.

- As barreiras de custo para produzir e distribuir informação despencaram, o que abalou o monopólio dos meios de comunicação e modificou as relações de poder - resumiu Coutinho.

O professor da FGV explicou que a internet é a terceira mídia com maior poder de informação, atrás apenas de TV e rádio. Como o perfil dos usuários é formado basicamente pela população jovem, sua importância tende a crescer. Entretanto, ele disse não acreditar que as mídias tradicionais desaparecerão.

- Meios de comunicação como TV, rádio e jornal continuarão existindo, mas sua importância tem diminuído. A mídia de massa influencia parte dos temas debatidos nas redes sociais, mas também é pautada por elas - avaliou.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares