sábado, 20 de novembro de 2010

Capitão da Polícia Militar de Sergipe é promovido a Major, mas continua Capitão

Mais uma vez, a Policia Militar do Estado de Sergipe, ganha as paginas dos jornais por situações no mínimo inusitada. No final da tarde desta sexta-feira (19), a redação do FAXAJU, recebeu uma denuncia grave, de mais uma situação em que um membro da corporação acaba por se encontrar em constrangimento.

O fato envolve um capitão da PM, que adquiriu o direito de ser promovido a major e o caso acabou acontecendo. O “capitão major”, Wellington, que presta serviço no almoxarifado da PM, foi “agraciado” com a promoção há cerca de 14 meses. Após participar do “evento” de promoção, juntamente com a família e o comando, o “capitão major” passou a viver uma situação de constrangimento, já que ele foi promovido de “direito, mas não de fato”.

Essa situação tem causado constrangimento e acima de tudo, uma descrença na família militar que já não acredita no que acontece no quartel, tudo por conta de alguns fatos como esse. O “capitão major” foi promovido por lei, porem um simples decreto derrubou o seu direito e, embora Wellington continue com as insígnias, ele ainda é capitão. No soldo e nos afazeres militares.

Se o Comando da PMSE cumprisse a Legislação Estadual e Federal, no dia 21 de agosto de 2009 teriam ocorrido promoções de Oficiais aos postos de Majores, Capitães e Tenentes do Quadro Administrativo, como vinha ocorrendo desde dezembro de 2003, baseada na Legislação, porem até esta sexta-feira (19), oficiais que foram promovidos pela atual Gestão da PMSE, no dia 05 de maio de 2010, não recebem seus vencimentos, já que legalmente o ato do Comando não tem respaldo na Legislação. Necessário a assinatura do Decreto Estadual publicada no Diário Oficial.

O Governador do Estado já assinou o Decreto, há mais de 15 dias, só que não publicou em Diário Oficial prejudicando os policiais militares promovidos que não receberam os vencimentos atrasados e o décimo 13 salário não será no novo posto.

Situações como essa, acaba por gerar insegurança principalmente à população que vai passar a conviver com policial descontente com o trabalho.

Tentamos contato com o “capitão major” Wellington, porem o telefone do mesmo estava desligado. Segundo um policial que freqüenta a sua casa, o PM está passando por uma situação difícil, principalmente com a família, já que muitas pessoas questionam a sua patente. Isso tem deixado o “capitão major” em uma situação constrangedora.

O comando deve se pronunciar sobre essa situação, já que não é normal o governo do estado publicar um decisão e um simples decreto, tornar o ato nulo. Essa situação se tornou tão séria para o policial que hoje, mesmo sendo um oficial, os seus subordinados o tratam de “CAPIJÓ”, o que acaba por criar constrangimento ao policial, que acaba por confessar a um amigo que tem perdido o animo em ser “policial militar”

Munir Darrage

Fonte: Faxaju

Um comentário:

  1. É bom de vez em quando um oficial vivenciar o que acontece com os praças, se ele tem perdido o animo de ser "PM" , imagine nós praças que nunca temos promoções.

    ResponderExcluir

Postagens populares