sábado, 20 de novembro de 2010

ASPRASE participa de mesa redonda sobre Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Sergipe


Foi realizada no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe nesta quinta-feira, 18/10/2010, uma mesa redonda para discutir o Programa de Ações Afimativas da UFS. A Associação de Praças do Estado de Sergipe esteve presente ao evento, representada pelo Soldado Rodolfo. Foi discutido por professores, Magnífico Reitor e procurador de Justiça Luis Fausto Valois a importância da aplicação do Projeto de Cotas na Universidade Federal de Sergipe.

Particpantes da I Mesa Redonda

A mesa redonda foi aberta com discurso do Reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho explicando como funciona o Projeto de Cotas da UFS, como foi aprovado e a necessidade de ter sido aplicado no estado de Sergipe. Em seguinda o professor Magsson Melo, bacharel em Direito, expôs sua monografia de conclusão de curso cujo tema era o Programa de Ações Afirmativas (PAAF) da UFS. Estudo bem embasado, com fontes oficiais do Governo, pesquisas acadêmicas de programas inclusivos de negros em outros países e pesquisa de artigos do Direito Constitucional, o professor Magson fez uma defesa magistral da necessidade da inclusão social dos pobres no Brasil, principalmente os negros.

Professor Magson Melo e Soldado Rodolfo

Emocionado, o professor Magson citou a sua luta, enquanto estudante pobre, em conseguir formar-se no concorrido curso de Direito da UFS. Finalizando a primeira mesa, o promotor Dr. Luis Fausto Valois falou de sua trajetória até ocupar o cargo de promotor do Ministério Público e das dificuldades e preconceitos enfrentados neste caminho devido a sua cor de pele.

Participantes da II Mesa Redonda

A noite foi aberta a segunda mesa redonda pelo professor Doutor Francisco Sandro Holanda. Participou também desse segundo ciclo de debates o professor Welligton Bonfim, que fez uma análise cultural, social e antropológica dos negros no Brasil e a correlação deste fato a necessidade da criação dos Programas de Ações Afirmativas da UFS. O evento teve espaço aberto para perguntas do público aos participantes da mesa e logo após foi finalizado.

Plateia

Confira abaixo a programação, participantes e organizadores do evento:

Mesa Redonda, promovida pelo NEAB-UFS, Grupo de Pesquisa Gepiadde e Instituto Braços, abordando o tema AÇÕES AFIRMATIVAS, DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Certificado de 6 horas (3 h em cada mesa redonda. Inscrição no local.

PROGRAMAÇÃO

O NEAB/UFS, O GRUPO DE PESQUISA GEPIADDE E O INSTITUTO BRAÇOS CONVIDAM PARA:

MESA REDONDA:
AÇÕES AFIRMATIVAS, DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
Local: Auditório da Reitoria da UFS-Campus São Cristóvão

Mesa I – Dia 18/11/2010 (quinta-feira) - 15h às 18h

Palestrantes:
Dr. Luis Fausto Valois (Ministério Público de Sergipe)
Prof. Dr. Josué Modesto dos P. Subrinho (UFS)
Prof. Magson Melo Santos (UFS)
Coord.: Prof. Ms. Robson Anselmo dos Santos (Instituto Braços/GEPIADDE)

Mesa II - Dia 18/11/2010 (quinta-feira) - 19h às 22h

Palestrantes:
Prof. Ms. Ilzver de Matos Oliveira (UFS/UNIT/OAB-SE)
Profª Ms. Vilma Maria S. Francisco (Fund.Cultural Palmares)
Prof. Ms. Wellington Bonfim (NEAB/UFS)
Coord.: Prof. Dr. Francisco Sandro Holanda (UFS)

Coordenação do evento: Profª Drª Maria Batista Lima, Profª Ms. Tereza Martins, Prof. Robson Anselmo Santos, acad. Yérsia Souza e Eduardo Alves Neto.

ORGANIZAÇÃO
NEAB-UFS/GEPIADDE/INSTITUTO BRAÇOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares