sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Corpo de Bombeiros completa 90 anos

Uma série de programações em homenagem ao nonagésimo aniversário da criação da entidade no Estado acontecem nesta quinta e sexta-feira, 5.

Vários equipamentos foram expostos na Praça Fausto Cardoso

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) iniciou nesta quinta-feira, 4, uma série de programações em homenagem ao nonagésimo aniversário da criação da entidade no Estado. As comemorações tiveram início com uma exposição de materiais e de viaturas operacionais da Corporação logo cedo na Praça Fausto Cardoso.

No período da tarde a banda de música do CBMSE realizou uma apresentação e em paralelo, foram feitas simulações com a utilização de técnicas operacionais. As atividades também aconteceram na Praça Fausto Cardoso, no Centro. Nesta sexta-feira, 5, a programação segue no quartel central do Corpo de Bombeiros com uma formatura geral com entrega de medalhas aos bombeiros.

História

A instituição teve origem no dia 1º de outubro de 1920, quando na oportunidade o presidente da província de Sergipe, Marechal Pereira Lobo, criou a Secção de Sapadores-Bombeiros da Força Pública do Estado de Sergipe. Em 1931, a corporação adquiriu os primeiros veículos para combate a incêndio: um carro bomba a vapor, além de uma escada Magyrus, ambos de tração animal.

Em 1936, a Seção de Bombeiros passa para o município de Aracaju, sendo denominada de Companhia de Bombeiros com efetivo fixado em 63 homens. Em 1955, a companhia é transformada em Corpo de Bombeiros Municipal de Aracaju com comando escolhido e nomeado pelo prefeito. Em 1984, o Corpo de Bombeiros, passa a ser incorporado a Policia Militar do Estado, sob a denominação de Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de Sergipe e com estrutura de Batalhão.

Em 1999, por força de Lei nº. 4.194 de 23 de dezembro do mesmo ano a corporação adquiriu autonomia administrativa, desvinculando-se da Polícia Militar, tornando-se dessa forma, diretamente subordinada a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Fonte: Portal do CBM-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares