Curso terminou nesta quinta-feira, 28
A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, em parceria com a Escola de Administração Pública e Gestão Governamental, iniciou no dia 25 o Curso de Formação de Mediadores para defensores públicos, servidores e estudantes do curso de direito. O curso está sendo realizado no Auditório do Banese situado na avenida Augusto Maynard no horário das 14h às 18h e se estende até esta quinta-feira, 28.
O Curso de Mediação, segundo o defensor público geral Raimundo Veiga, decorre da necessidade de capacitação para a solução extrajudicial de conflitos. “A mediação diminui os processos no judiciário, possibilita acordo de forma objetiva, cumpre com efetividade os termos abordados entre as partes e visa otimizar os trabalhos da Defensoria Pública do Estado de Sergipe”, destacou Veiga.
Os temas abordados são: Código de ética, técnicas de abertura da mediação, técnicas e desenvolvimento da mediação, questões pessoais e substantivas, percepção, emoção, comunicação, criação de opções, utilização de critérios objetivos, a melhor alternativa negociada, técnicas de fechamento e contrato de mediação.
Para o defensor público Edgar Patrocínio dos Santos Júnior, o curso possibilita o conhecimento da forma teórica e prática. “Só conhecia a prática. Resolvia a solução de conflitos de acordo com a minha experiência, mas a teoria é muito importante. O curso é uma proposta interessante para montar o Núcleo de Conciliação, corrigir vícios e equívocos do dia a dia”, disse Edgar.
“Com o curso aprendemos a melhor forma de atender a população e ouvir as partes. As técnicas possibilitam uma solução mais completa de resolver a causa, evitando que os conflitos cheguem ao judiciário, além de oferecer uma solução antes mesmo de definir o problema”, destacou a Defensora Pública Richesmy Libório Santa Rosa.
O curso está sendo ministrado pelo advogado Áureo Simões Júnior. Graduado em Direito pela Faculdade Unaerp/SP, Áureo possui um currículo invejável – É mestre em Direito de Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, formado como mediador pela Associacion Interamericana de Mediadores de Buenos Aires, possui curso de mediação coletiva de meio ambiente pelo Conselho de Meio Ambiente de Londres, Fundador do Instituto de Mediação (IMAB), fundador e presidente da Associação Brasileira de Árbitros e Mediadores (Abrame), professor, coordenador de Negociação e Mediação do Escritório Modelo da Faculdade de Direito de Curitiba, entre outras experiências e funções curriculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário