quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PEC 300: Presidentes da Asprase e ASSPM participam de mobilização em Brasília

Os presidentes da Asprase, sargento Anderson Araújo, e da Associação dos Subtenentes e Sargentos (ASSPM), sargento Alexandre Prado, estão em Brasília/DF participando da mobilização empreendida por policiais e bombeiros militares e policiais civis de vários estados visando a aprovação da proposta do piso salarial nacional na Câmara dos Deputados.

A dificuldade enfrentada pelos policiais é grande, uma vez que o Governo Federal não pretende aprovar propostas que gerem aumento das despesas da União no próximo governo, decisão apoiada por vários governadores que participaram ontem de reunião na casa do presidente da Câmara dos Deputados e vice-presidente eleito, Michel Temer, a fim de discutir o apoio dos governadores a duas propostas do Governo Federal que beneficiam o próprio governo e os estados (ver matéria).

Também ontem, policiais e bombeiros que participam do movimento em Brasília se reuniram na Câmara dos Deputados para tentar reorganizar o movimento em prol da chamada PEC 300. Na reunião foi formada uma comissão que terá como objetivo organizar as próximas ações pela aprovação do piso nacional. Cogita-se a realização de um movimento importante no Rio de Janeiro, em data a ser definida, e até mesmo a possibilidade de uma paralisação nacional.

No plenário, deputados cobraram a colocação da PEC 300 na pauta de votação, para que se cumprisse a promessa do presidente Michel Temer, que garantiu que a PEC seria votada após as eleições. Apesar da pressão, a PC não entrou na pauta. O deputado Arnaldo Faria de Sá, autor da PEC, garantiu que se a PEC não entrar na pauta, também não haverá quorum para votar as matérias de interesse do governo.

Anaspra

Como integrantes da Associação Nacional de Praças (Anaspra), os sargentos Araújo e Prado também deverão se encontrar com o presidente da entidade, o deputado distrital reeleito Cabo Patrício (PT/DF). Eles irão encaminhar sugestão com o apoio do Diretor da Regional Nordeste da Anaspra, cabo Jeoás Nascimento (PMRN), para que o presidente da Anaspra tente agendar uma reunião com a presidente eleita Dilma Roussef (PT), a fim de discutirem a questão do piso nacional dos policiais e bombeiros militares, bem como outros assuntos que fazem parte da pauta da Anaspra, a exemplo da desmilitarização e da carreira única para PM’s e bombeiros.

Para o sargento Araújo, a discussão sobre o piso nacional é prioridade. “No nosso entendimento, a presidente Dilma assumiu esse compromisso. Isso está claro na carta enviada por Dilma a Marina Silva e ao PV, na busca de apoio no segundo turno das eleições. Esse compromisso precisa ser cobrado e é isso que pretendemos que a Anaspra faça”, declarou o sargento.

Para o sargento Prado, o bom trânsito que o deputado Cabo Patrício tem em Brasília, sobretudo dentro do PT, poderá facilitar a busca de entendimentos visando atingir os diversos objetivos da classe em nível nacional. “Precisamos fortalecer a Anaspra como aglutinadora e defensora dos praças em nível nacional. Ainda temos muito a conquistar, mas somente unidos e organizados atingiremos nossos objetivos. Esse é um dos pontos que pretendemos discutir”, disse Prado. Hoje as mobilizações continuam em Brasília.

Emenda

Como hoje é o último dia para a apresentação de emendas ao orçamento da União, o movimento tem sido grande nos corredores da Câmara, por onde tem transitado vários políticos, a exemplo de governadores e prefeitos, em busca de recursos da União. A convite do deputado federal Mendonça Prado, os sargentos Araújo e Prado, e o deputado estadual eleito Capitão Samuel, estiveram em seu gabinete, onde também estavam o coronel Péricles e o sargento Edgar, da ABSMSE. Mendonça, que já apresentou ume emenda no valor de 2 milhões para a construção de um estande de tiros para a PMSE, deverá apresentar nova emenda no valor de 1,5 milhão para a aquisição de EPI’s (equipamentos de proteção individual) para os policiais e bombeiros de Sergipe.

Representantes de Sergipe sendo recebidos pelo deputado Mendonça Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares