quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Formação de agentes penitenciários dá continuidade a modernização do Sistema Prisional de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) encerrou, nesta sexta-feira (04.02), o 1º Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (Cope). A solenidade aconteceu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá, e contou com a presença de autoridades e familiares dos formandos.

O curso teve como objetivo capacitar agentes penitenciários para desempenhar atividades de segurança interna que até então era realizada pela Polícia Militar nas unidades prisionais. Com a capacitação os servidores poderão desempenhar as funções de guarda de muralha, escolta e contenção de crise.

A primeira fase do curso teve a duração de três meses e a participação de 51 profissionais. Nela os alunos tiveram aulas sobre legislação penal e processual, prática como instruções de tiro, defesa pessoal e gerenciamento de crise. A partir de agora, os agentes penitenciários irão fazer um estágio de três meses nas unidades prisionais da Capital, para colocar em prática tudo que foi adquirido na primeira fase do Cope.

A capacitação foi ministrada por profissionais especializados nas áreas e supervisionado pelo Batalhão de Guarda da Polícia Militar. As aulas foram realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAP).

Agente penitenciário há sete anos, Clauber Benedito Figueiredo, disse que é importante se capacitar e adquirir conhecimento para desempenhar as funções que eram desenvolvidas pela PM. “Estou muito feliz e realizado”, destacou.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Inácio Dias Lessa, disse o que representa o curso para o sistema penitenciário. “É o início para que tenhamos um corpo próprio de servidores capacitados para cuidar de todas as cadeias e penitenciárias do Estado”.

Plano de Modernização

O 1º Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (Cope) faz parte do Plano de Modernização do Sistema Penitenciário de Mato Grosso. O Plano foi elaborado em 2010 pela então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O Plano é fundamentado em seis políticas: individualização da pena; vida digna da prisão; vivência em um ambiente profissionalizado seguro; espaço físico adequado na prisão; liberdade assistida para comutação de parte da pena em trabalho; ação integrada entre Sistema Penitenciário, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, além dos demais órgãos.

Fonte: Jornal Documento
_________________________

Para ler sobre a PEC 308/2004 clique no seguinte link: http://asprase.blogspot.com/search/label/pec%20308

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares