sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Governador do Pará diz que avanços incentivam Estado a ampliar combate ao crime

O governador foi enfático ao afirmar que é preciso avançar e anunciou medidas que ajudarão a levar o Estado até áreas ainda muito violentas

"Os números mostram grandes avanços no combate à violência no mês de janeiro. Mas mostram também que muito ainda precisa ser feito para combater a criminalidade, principalmente no interior do Estado", afirmou o governador Simão Jatene, ao presidir pela primeira vez a reunião do Comitê de Gestão Integrada da Segurança Pública, no auditório do Palácio dos Despachos, na manhã desta sexta-feira (4), com a presença de todos os dirigentes de órgãos da área de segurança pública do Estado.

Em reunião semanal, o comitê analisa o levantamento diário feito pelo setor de Inteligência da área de segurança pública. Ao avaliar os números, o governador considerou necessário um esforço conjunto no combate à criminalidade. "Sem dúvida, que a criação do comitê significa um novo tempo na segurança pública no Pará, mas o fato de ter ocorrido um avanço não significa que vamos nos vangloriar. Ao contrário, temos que pensar no longo caminho a percorrer daqui em diante. Tenho certeza que sairemos vencedores nessa batalha", ressaltou.

Representantes de todos os órgãos do sistema de segurança pública estadual participaram da reunião, que acontece toda semana

Simão Jatene destacou a redução dos índices de criminalidade na Região Metropolitana de Belém. "Os crimes contra o patrimônio tiveram uma redução de 12% no período de janeiro de 2010 a janeiro de 2011. Os crimes contra a pessoa também tiveram índices menores em relação ao ano passado. Os índices de homicídios dolosos, furtos e roubos foram mais baixos na RMB este ano, totalizando -17%", informou, ressaltando que alguns municípios do interior do Estado, como Marabá e Parauapebas, e alguns da Região Metropolitana, como Marituba e Ananindeua, "infelizmente ainda apresentam índices altos de criminalidade".

O número de roubos na RMB caiu de 5.053 em janeiro de 2010 para 4.042 em 2011. Em Belém, esse resultado foi mais significativo, com 111 em janeiro do ano passado e 81 em janeiro deste ano - uma queda de cerca de 50%. "Isso não significa que vencemos a batalha, mas que houve avanços. Significa também que o próprio segmento de segurança pública começa a recuperar sua autoestima. Isso é fundamental para que possamos ter uma resposta mais imediata da sociedade", frisou Jatene.

O secretário Luiz Fernandes ressaltou que o conhecimento prévio das áreas de maior criminalidade ajuda a realizar medidas preventivas

O governador anunciou na reunião a intenção do Governo do Estado de premiar os servidores da área de segurança pública que mais se destacarem no combate à criminalidade. Outra questão abordada por Jatene foi a partidarização da Polícia Militar. "Quero deixar bem claro que não aceito que se partidarize uma instituição secular como a Polícia Militar. A PM não pode ficar a serviço de um partido, e sim da sociedade que a criou", enfatizou.

Pró-Paz - O governador também anunciou que até a primeira semana de abril será instalado o primeiro Pró-Paz nos bairros. O programa atenderá nos bairros da Terra Firme e Guamá cerca de 1.400 crianças e adolescentes, funcionando no campus 3 da Universidade Federal do Pará (UFPA). "O Pró-Paz nos ajudou muito no primeiro governo na prevenção da violência. Acredito muito nesse programa e acho que novamente será um grande aliado na redução da criminalidade", afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, afirmou que o trabalho de coleta de dados diariamente ajuda a mostrar o quadro real da violência. "Fica melhor fazermos um trabalho preventivo em determinadas áreas ao tomar conhecimento dos números e do tipo de crime de maior ocorrência", explicou, informando que no mês de fevereiro os números deverão ser melhores, já que o policiamento preventivo já está sendo realizado.

Também participaram da reunião o delegado geral de Polícia Civil, Nilton Atayde; o comandante da Polícia Militar, coronel Mário Solano; o vice-governador Helenilson Pontes; o superintendente do Sistema Penal, major Francisco Bernardes, e delegados, diretores de seccionais, oficiais comandantes de unidades da Polícia Militar (Batalhões, Companhias e Zonas de Policiamento), localizadas na Região Metropolitana, delegados de Polícia Civil que atuam em delegacias e seccionais da Grande Belém, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, do Detran e do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Secom

Fonte: Agência Pará

_________________________________

Combate à criminalidade será reforçado com Gabinetes de Gestão Integrada - http://asprase.blogspot.com/2010/10/combate-criminalidade-sera-reforcado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares