Ações inéditas serão desenvolvidas para o policiamento de fronteira, desbarato de 'bocas de fumo', elucidação de crimes e reestruturação das polícias Civil e Militar.
A criminalidade no estado começa a ser combatida de forma integrada pela Secretaria de Segurança Pública Defesa e Cidadania de Rondônia – SESDEC/RO. Ações inéditas serão desenvolvidas para o policiamento de fronteira, desbarato de “bocas de fumo”, elucidação de crimes e reestruturação das polícias Civil e Militar. O anúncio foi feito pelo novo responsável pela pasta, o secretário Marcelo Nascimento Bessa.
Para inibir a entrada de drogas e armas da Bolívia no Brasil, a SESDEC implantou a Gerência Especializada de Policiamento de Fronteira – GESFRON. O departamento receberá recursos e as adequações necessárias da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP. Conforme Bessa, as operações serão realizadas com aparatos que vão dede helicóptero a até contêineres com estruturas móveis. A atuação conta com a parceria da Força Nacional e Forças armadas. As principais regiões de patrulha são as cidades de banhadas pelo rio Guaporé.
De acordo com o secretário, a SESDEC junta informações levantadas pelas equipes de inteligência, com um mapeamento dos pontos de venda de drogas na capital. Recentemente, a secretaria realizou a operação “Cerco Integrado”, que mobilizou todas as autoridades ligadas ao combate de crimes: Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Força Nacional, Corpo de Bombeiros e até o Tribunal de Justiça –TJ/RO. “A quantidade apreendida de drogas e outros materiais utilizados nas práticas de crimes em Porto Velho impressiona. Estamos intensificando estas medidas na cidade”, disse.
Para o secretário, a não elucidação de alguns crimes como os assassinatos de políticos no estado é resultado da falta de atualização e capacitação dos agentes, bem como outros investimentos para o setor. Por esse motivo, segundo ele, a Polícia Civil receberá atenção especial com a lotação de novos delegados com novas políticas de trabalho. Alem disso, a PC será reforçada com mais 370 agentes, que darão excelência a um novo corpo técnico. Bessa também enfatizou a investigação de policiais como uma das primeiras medidas para “limpar” o órgão.
Aluguel de viaturas
O contrato de aluguel das viaturas utilizadas para prestar segurança no estado está sendo estudado pela nova direção da SESDEC. O secretário informou que o sistema será mantido até que se esgote a validade. No entanto, conforme Bessa, um relatório técnico, já iniciado, irá apontar as vantagens da terceirização ou a aquisição de frota própria para o serviço. “Pretendemos encontrar a opção mais viável e barata para os cofres públicos. Também objetivamos a realização de leilão dos veículos a cada dois anos”, explicou.
Fonte: Portal Rondonia Dinamica
Nenhum comentário:
Postar um comentário