O deputado capitão Samuel e representantes de associações foram recebidos no Palácio de Despachos pelo subsecretário Chico Buchinho
O subsecretário de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais do Estado de Sergipe, João Francisco dos Santos, o Chico Buchinho, recebeu esta manhã representantes de associações dos militares para iniciar discussões com a categoria sobre suas reivindicações. O encontro ocorreu na sala de reuniões do Palácio de Despachos, na Av. Adélia Franco, zona sul de Aracaju.
Além dos representantes das associações, o deputado estadual capitão Samuel (PSL), articulador do encontro, também participou da reunião. Coube aos representantes das associações entregar a Chico Buchinho a pauta de reivindicações dos militares, aprovada pela categoria em assembleia geral unificada realizada no dia 17 de fevereiro no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. O major Adriano Reis, presidente da Assomise, fez uma breve síntese das propostas da classe.
As reivindicações dos militares são: aprovação da Lei de Organização Básica; definição da carga horária; instituição da etapa de alimentação; exigência de nível superior para ingresso nas corporações (PM e CBM). Os representantes das associações afirmam que as propostas apresentadas pela classe não geram grandes despesas para o governo e em alguns casos, como a criação da etapa de alimentação, podem até gerar economia e desburocratização de procedimentos.
A retomada do fluxo de carreira na corporação também foi assunto na reunião. Para tanto, se faz necessária a aprovação da nova Lei de Organização Básica com a consequente fixação do efetivo. A legalização de algumas Unidades, Subunidades e Órgãos também é necessária para que surjam de maneira legal as vagas que permitirão a concessão de promoções, fazendo fluir a carreira de praças e oficiais que há muito esperam para ascender na carreira.
Segundo o deputado estadual capitão Samuel, ao buscar informações sobre o andamento do projeto da LOB da Polícia Militar, o mesmo tomou conhecimento de que o projeto já passou pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e já se encontra na Casa Civil, o que facilitaria o andamento da proposta.
O subsecretário Chico Buchinho mostrou-se receptivo às propostas apresentadas pelas associações. Ele afirmou que são propostas possíveis de serem implementadas, e que buscará levar a pauta ao governador Marcelo Déda no mais curto espaço de tempo possível, garantindo que o governo estará aberto ao diálogo com a categoria. Para o presidente da Asprase, sargento Anderson Araújo, o encontro foi positivo. "Foi uma reunião rápida mas muito objetiva. Resta-nos esperar para saber se ela será também produtiva", afirmou o sargento.
Censura
Araújo também aproveitou a oportunidade para pedir ao subsecretário o desbloqueio de alguns sites e blogs de entidades representativas dos servidores públicos. Segundo ele, algumas entidades, a exemplo da Asprase e da ABSMSE, tiveram seus conteúdos na internet bloqueados para acesso a partir de computadores de órgãos públicos, enquanto outras entidades não sofreram esse bloqueio.
"Vivemos em um Estado Democrático, nada justifica a censura, o bloqueio às informações contidas em nossos blogs e sites. Os servidores têm direito de acessar o conteúdo dos veículos de comunicação dos seus sindicatos e associações, que muitas vezes reproduzem até mesmo informações divulgadas pelo próprio governo. Se alguém se exceder que responda, mas o direito de informar e ser informado tem que ser garantido a todos", afirmou.
Chico Buchinho se comprometeu a se informar a respeito desses bloqueios e de adotar providências a respeito do assunto.
Participaram da reunião representantes das seguintes associações: Asprase, ASSPM/SE, Assomise, ACSPM/SE, ABSMSE e Asimusep/SE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário