quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Motos do Getam estão sucateadas

PMs não descartam a possibilidade de boicotar desfile de 7 de Setembro

Motos em estacionamento: sem manutenção (Fotos: Cássia Santana / Portal Infonet)

Por falta de manutenção, estão passando por processo de sucateamento as motocicletas utilizadas por policiais que integram o Grupamento Especial Tático de Motos da Polícia Militar (Getam). Os policiais militares não se identificam, mas informam que, entre a frota composta por 20 veículos, pelo menos oito motocicletas estão paradas por falta de manutenção. Eles garantem que, não sendo adotadas providências, o restante dos veículos também poderá ficar parado a partir da próxima semana por falta de peças de reposição.

Nesta terça-feira, 23, a reportagem do Portal Infonet se dirigiu ao Getam para fotografar a motocicleta que teria sido recuperada pelos policiais do Getam e constatou que os veículos mencionados por PMs estariam de fato estacionados na garagem apresentando problemas diversos. Alguns sem pastilha de freios, outros com problemas na ignição, sem assento e há motos até sem pneus.

Os policiais militares denunciam ainda que são obrigados a arcar com ônus do fardamento e equipamentos de proteção individual, a exemplo de capacetes e luvas para exercer a atividade com segurança. “Eu mesmo gastei R$ 610 para comprar fardamento e os equipamentos de proteção. Só o capacete custou R$ 300”, comentou um dos policiais do Getam.

Capitão Gilmar: solicitação ao Comando Geral

Procurado pelo Portal Infonet, o capitão Gilmar Santos Santana, comandante do Getam, disse apenas que já havia adotado as providências enviando relatório ao Comando Geral a respeito do estado de conservação das motocicletas em questão. No Comando Geral, o coronel João Henri que Braz, chefe da PM5 (Setor de Comunicação da Polícia Militar) reconhece que há cerca de 90 dias a PM encontrou dificuldades orçamentárias para pagamento dos contratos firmados pelo Comando Geral com prestadores de serviços visando a manutenção da frota, mas garantiu que os problemas já estão sendo solucionados.

O Coronel Braz reconhece a importância do Getam para o policiamento ostensivo no combate à criminalidade. Ele informou que no ano passado o Comando Geral decidiu interiorizar o Getam criando uma unidade no 6º Batalhão da Polícia Militar em Estância para atender a toda região Sul do Estado e que já há entendimentos entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e o Governo Federal para liberação de outras 20 motocicletas novas para o Grupamento Tático de Sergipe, que deverão ser entregues ao Getam ainda neste ano.

Por Cássia Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares