quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MPE investigará morte em Delegacia

Em nota enviada ao Portal Infonet, promotora de justiça não descarta possibilidade de ter ocorrido omissão dos servidores da SSP

Joelma Soares: necessidade de aprofundar investigações (Foto: Arquivo Infonet)

A promotora Joelma Soares Macedo de Santana, da Comarca de Arauá/Pedrinhas/Riachão do Dantas, assinou portaria visando instaurar procedimento preparatório para aprofundar investigações sobre a morte do detento Hosano de Jesus Santos, 39, supostamente assassinado dentro da Delegacia de Pedrinhas, distante 90 quilômetros da capital, Aracaju. A versão apresentada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) é de que o detento teria sido “esganado” dentro da cela por um outro detento, que ocupava o mesmo espaço.

Na portaria, a promotora não descarta a possibilidade do crime de omissão praticado por servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública. “Considerando o que consta no Procedimento Preparatório nº 001/2011, notícia vinculada na internet no site da infonet, no dia de hoje, informando a morte de um homem nas dependências da Delegacia de Pedrinhas, resolve Instaurar procedimento preparatório, para o aprofundamento das investigações empreendidas nesta Promotoria de Justiça, sugestivo da prática de omissão dos servidores lotados naquela delegacia”, enfatiza um trecho da portaria assinada pela promotora de justiça.

Com o objetivo de aprofundar as investigações, a promotora pretende solicitar relatório do Delegado de Polícia de Pedrinhas contendo detalhes sobre a morte ocorrida nas dependências da Delegacia do município e dos procedimentos adotados pela Polícia para apurar os fatos.

A versão apresentada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública não é compactuada pela família da vítima. De acordo com os familiares, no momento do crime, a Delegacia estava vazia, sem policiais nem servidores. Mas a Assessoria de Comunicação da SSP garante que havia pelo menos dois policiais no recinto: um militar e um civil. Ambos, segundo a Ascom da SSP, não teriam ouvido nem percebido a suposta confusão na cela.

Os familiares de Hosano informaram que receberam a informação sobre a morte dele por volta das 23h do domingo, 21, mas a SSP informou que o detento teria morrido durante a madrugada, já na segunda-feira, 22. Por circunstância destas contradições, a promotora de justiça decidiu publicar portaria instaurando o procedimento preparatório para aprofundar as investigações na perspectiva de identificar se efetivamente houve omissão dos servidores da SSP naquele município.

Por Cássia Santana

Fonte: Portal Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares