terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sintrase: servidores podem decretar greve

Servidores farão assembleia na quarta-feira, 21 (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Desde o mês de julho que os servidores públicos aguardam o encaminhamento das discussões sobre o plano de carreira. A informação é do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais (Sintrase) que cobra um posicionamento do governo quanto os pontos que estão sendo tratados para o encaminhamento do plano para aprovação na Assembleia Legislativa (Alese).

De acordo com o presidente do Sintrase, Waldir Rodrigues, as negociações com o governo davam conta que o plano seria implantado em janeiro do próximo ano, mas a falta de debate sobre o assunto tem tirado o sono da categoria. “O problema é que não esta ocorrendo o debate com o sindicato, já estamos no mês de setembro, a assembleia tem recesso em dezembro, o prazo é muito curto para que o projeto seja encaminhado e aprovado pelos deputados”, observa Waldir que ressalta pontos que devem constar no plano de carreira dos servidores públicos.

O presidente do Sintrase diz que greve pode ser decretada

“Primeiro não pode faltar uma melhora na questão da tabela salarial, não temos interníveis, o servidor entra e ganha um salário base igual a quem está no serviço há 30 anos. As gratificações devem ser incorporadas a aposentadoria. As gratificações não vão para a aposentadoria, ou seja, o servidor consegue ter um padrão de vida melhor somente se estiver trabalhando, quando se aposenta passa fome”, salienta o sindicalista.

Segundo Waldir Rodrigues na quarta-feira, 21, a partir das 8h os servidores farão uma assembleia na porta do Palácio de Despachos. “Vamos cobrar o encaminhamento do plano de carreira do servidor, mas essa assembleia pode terminar em uma paralisação porque a categoria está muito chateada”, fala.

Seplag

A equipe do Portal Infonet, entrou em contato com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) que encaminhou nota sobre o assunto.

"A SEPLAG, atendendo determinação do Governador Marcelo Déda, já trabalha a elaboração do novo Plano de Cargos e Carreiras dos servidores estaduais. Para essa elaboração, que demanda estudos de natureza técnica, foi contratada a consultoria da empresa Deloitte, que está executando as atividades necessárias à preparação do plano de acordo com o cronograma contratado. Decreto do Governador do Estado definiu igualmente um grupo de trabalho especial, composto por Secretários de Estado, que acompanharão a elaboração do Plano. É parte indispensável deste trabalho a apresentação e discussão com os sindicatos representativos dos servidores, conforme já está estabelecido no mencionado Decreto. Desta forma, a reivindicação sindical de elaboração de um novo plano de carreira foi atendida. Da mesma forma, está assegurada a participação dos sindicatos no processo de aprovação e implementação, uma vez concluído. Entendemos assim desnecessária e precipitada a manifestação anunciada pela imprensa e atribuída ao SINTRASE. Paralisações dos serviços públicos, como a anunciada, penalizam a população usuária dos serviços públicos de maneira completamente injusta e inoportuna", esclarece a nota na íntegra enviada pela Seplag.

Por Kátia Susanna

Fonte: Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares