quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

"Mendonça Prado será o novo secretário da Segurança Pública"

Em se confirmando essa notícia, será algo novo SSP. Será realmente uma 'quebra de oligarquia'. Nas palavras do jornalista Diógenes Brayner. Mendonça vem, há anos, se destacando pela qualidade do discurso sobre Segurança Pública no Brasil. Seu discurso tem sido profundo. Vai além das velhas fórmulas da repressão que transformaram o combate a criminalidade numa verdadeira guerra teatral. 

Mendonça Prado tem força e prestígio político necessários para enfrentar os corporativismos egocêntricos de setores da SSP e realizar uma verdadeira e estrutural transformação. Ele é um político sim. Mas também um técnico na medida que, como operador do direito (advogado), tem se debruçado sobre os meandros dos estudos sobre Segurança Pública no Brasil.

Mendonça tem trânsito, não apenas entre delegados e oficiais, como também com as bases das polícias, notadamente com suas entidades de classe. O atual modelo centralizador de SSP, repetido em 99% dos Estados brasileiros, já está falido e precisa ser mudado. É preciso aproximar a Polícia do cidadão para se recuperar a confiança dele não apenas nas instituições como também nos próprios policiais. Precisamos de uma séria e comprometida política de "Policia de Proximidade".

Somente um nome como Mendonça Prado reúne as condições politicas e técnicas necessárias para realizar uma verdadeira mudança de paradigma na SSP de Sergipe. Ele pode transformá-la futuramente em modelo para o Brasil. Em fim, algo verdadeiramente novo. Uma esperança de transformação da Segurança Pública numa pasta séria e comprometida com o seu principal objetivo que é a defesa social do cidadão.

Antonio Moraes, presidente do SINPOL Sergipe e Diretor Jurídico da Federação dos Policiais Civis da região Nordeste (FEIPOL NE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares