sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Mendonça Prado eleito como segundo vice-presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp)


O secretário de Segurança Pública de Sergipe, Mendonça Prado, foi eleito nesta quinta-feira (26) como segundo vice-presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). A eleição foi realizada na abertura da 57º reunião do Colegiado. Mendonça cobrou uma imediata mudança legislativa para reduzir a taxa de crimes, sobretudo no Nordeste.

A chapa na qual o secretário sergipano foi eleito é encabeçada pelo secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Bernardo Santana, eleito presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública para o biênio 2015/2016. No encontro, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso foi apresentado aos novos secretários estaduais.

A chapa de Mendonça Prado recebeu 14 votos de secretários de Segurança Pública. A outra chapa, liderada pelo secretário José Mariano Beltrame, do Rio de Janeiro, teve oito votos. A nova direção do Consesp disse que pretende intensificar as atividades do colegiado. Um dos caminhos para isso é o fortalecimento da relação com o Congresso Nacional.

Segundo Mendonça Prado, a ideia é cobrar medidas efetivas para reduzir a taxa de criminalidade, sobretudo os homicídios. Para isso, é necessária a articulação com o Governo Federal e medidas junto ao Congresso Nacional para a mudança da legislação penal no Brasil. “É necessário um pacto nacional, baseado na integração, medidas operacionais imediatas e na reflexão legislativa e dos órgãos de Justiça para que o trabalho da polícia gere resultados mais eficientes”, explicou.

Os debates entre os integrantes do Consesp costumam ser realizados quatro vezes por ano. O encontro desta quinta-feira (26.02) foi o primeiro de 2015. Durante as reuniões, os secretários apresentam as políticas de segurança de seus estados e buscam alternativas conjuntas de combate à violência e à criminalidade.

Sobre o Consesp

O Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública foi formado em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. O Consesp oferece às secretarias estaduais informações que possam servir de base na formulação de diretrizes e metas em Segurança Pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da federação.

O Consesp é um órgão colegiado com funções planejadoras, executoras, consultivas, deliberativas e representativas. Tem por finalidade básica, o assessoramento especial aos Secretários Estaduais de Segurança Pública no acompanhamento e avaliação das ações de segurança pública em todas as esferas governamentais.

Sérgio Freire - Ascom SSP/SE
Fotos: Isaac Amorim

Fonte: Ascom Mendonça Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares