sexta-feira, 13 de março de 2009

Prefeitura de Aracaju convoca a Conferência Municipal de Segurança Pública



Na manhã desta sexta-feira, 13, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (CEMARH), a Prefeitura Municipal de Aracaju deu início à mobilização para a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública. O evento faz parte dos preparativos para a realização no próximo mês de agosto em Brasília/DF, da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG).

Além de autoridades civis e militares, estiveram presentes no lançamento diversos segmentos da sociedade civil organizada e dos trabalhadores da segurança pública. A ASPRASE, que integra a Comissão Executiva Estadual, responsável pela organização de todas as etapas regionais e da etapa estadual em Sergipe, se fez presente através do seu presidente, sargentoAraújo, e do diretor de comunicação, sargento Carlos. As associações de Subtenentes e Sargentos, Cabos e Soldados, Oficiais e Beneficente também estiveram presentes no evento.

O secretário de governo de Aracaju, Bosco Rollemberg, fez a abertura do encontro e ressaltou a importância de se discutir amplamente o tema segurança pública com todos os atores envolvidos na questão. A palavra foi aberta aos presentes e várias colocações pertinentes foram feitas sobre o assunto. Falando em nome da Asprase e também da Associação Nacional de Praças (ANASPRA), o sargento Araújo ressaltou que a questão segurança pública não é só um problema de polícia, mas nasce com as desigualdades sociais em nosso país, que também precisam ser combatidas. Ele lembrou que o tema é sempre usado pelos políticos em épocas de eleição, mas que só agora surgiu um espaço democrático para discussão e proposições com a colaboração da sociedade civil, pelo que elogiou a iniciativa do Governo Federal.

Araújo também elogiou o governo municipal enfatizando que a maioria dos prefeitos se exime de discutir o assunto, alegando que segurança pública é dever do Estado. "Segurança é dever do Estado, mas é também direito e responsabilidade de todos, portanto o Poder Público Municipal também é responsável, pelo que parabenizo a iniciativa da Prefeitura de Aracaju em participar desse debate", declarou.

No encontro de hoje foi composta a Comissão Organizadora Municipal, que se reunirá outras vezes para definir os detalhes para a Conferência Municipal, que é a primeira das etapas para se chegar à Nacional. Nela serão eleitos os representantes da sociedade civil e dos trabalhadores que irão participar da Etapa Estadual, onde em nova eleição serão eleitos os representantes de Sergipe em Brasília.

Importância


A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é considerada de extrema importância pelas entidades da sociedade civil e dos trabalhadores, pois nela serão discutidas propostas de criação e implementação de novas políticas públicas do Estado para garantir não só a segurança dos cidadãos, mas também melhores condições de vida e de trabalho para os operadores de segurança pública.

Os segmentos da sociedade e dos trabalhadores que participarão das diversas etapas preparatórias em todo o Brasil, terão a missão de elaborar e apresentar propostas que serão defendidas na Conferência Nacional pelos representantes eleitos em cada estado, daí a importância da participação da sociedade e dos trabalhadores para conhecer as propostas e eleger aqueles que tenham o compromisso verdadeiro de discutir e defender as idéias daqueles que estarão representando.

Na esfera nacional, os praças militares estaduais então representados pela ANASPRA, que integra a Comissão Executiva Nacional através do Subtenente PM Luiz Gonzaga, presidente da Aspra/MG e secretário geral da ANASPRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares