terça-feira, 20 de abril de 2010

Pacientes do Centro de Oncologia do Huse festejam Dia do Policial

 Fotos: Márcio Garcez/Saúde

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Sergipe e do Comando de Operações Especiais (COE) encararam uma missão diferente na manhã desta terça-feira, 20. Ao invés de controlar conflitos ou desvendar crimes, eles visitaram pacientes do centro oncológico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Os homens e mulheres que fazem a segurança da população sergipana foram recebidos com festa, já que na quarta, 21, é comemorado o Dia do Policial Militar e Civil.

Composta também por membros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e Polícia Civil, a comitiva iniciou a visita no espaço de radioterapia, onde ganharam de presente desenhos feitos pelas crianças com câncer assistidas no Huse. Em seguida, divertiram os garotos colocando seus capacetes, escudos e cacetetes nos pequenos guerreiros. “É muito pesado”, disse D.A., de apenas quatro anos, ao segurar um dos acessórios. A frase do menino arrancou sorrisos dos policiais e de quem assistiu a cena.

Já P.E., seis anos, não se fez de rogado. Tirou foto com o escudo e o capacete e não escondeu a felicidade. “Vou ser polícia quando crescer”, contou. O garoto também assistiu à explanação dos integrantes do Batalhão de Choque e do COE sobre o dia-a-dia do trabalho de cada segmento da polícia. As circunstâncias nas quais são acionados, os utensílios utilizados nas operações e instruções de como se comportar quando presenciar uma ação policial foram alguns pontos do discurso.

Na opinião da coordenadora do Centro de Oncologia do Huse, Rute Andrade, visitas como estas alegram o cotidiano dos pacientes e melhoram a qualidade de vida deles. “O cotidiano de uma pessoa que faz tratamento contra o câncer é desgastante. Por isso, um programa que descontraia o ambiente e, ao mesmo tempo, proporcione conhecimento, é muito importante. Eles homenagearam os policiais e ganharam em troca carinho e orientações sobre segurança pública”, disse a coordenadora.

Mas, não foram apenas as crianças e adultos em tratamento no Huse que ganharam com a visita da polícia ao hospital. De acordo com o sargento Venceslau, a ação também é muito positiva à instituição policial. “É uma oportunidade ímpar para consolidar a posição da Polícia Militar e Civil como parceira da sociedade. Tenho um sobrinho que já lutou contra o câncer e sei bem o quanto é necessário o apoio aos familiares para se alcançar uma vitória nesta batalha contra a doença”, relatou.

Após conhecer todos os setores do Centro de Oncologia, os policiais levaram alguns pacientes para dar uma volta pelas dependências do Huse, no camburão. Finalizado o passeio, felicitaram toda a equipe pelo trabalho desenvolvido e ouviram o pedido de funcionários do setor para que doem sangue, pois atualmente o estoque está baixo. A resposta dos militares foi positiva.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares