quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O ‘Pentágono’ Carioca

A Empresa estadual de Obras Públicas (Emop) iniciou este mês a construção daquele que promete ser o coração de todo o atendimento de emergência no Rio: o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), conforme reportagem de Rubem Berta, publicada na edição desta terça-feira do jornal O Globo. O prédio, com térreo e três andares, ficará na Rua Benedito Hipólito, paralela à Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova, e contará com representantes de oito órgãos das três esferas de governo. Além de teleatendimentos como o da Polícia Militar (190) e o do Corpo de Bombeiros (193), o espaço ainda terá um andar reservado somente para gestão de crises ou de grandes eventos. A previsão é que as obras, orçadas em R$ 36 milhões, sejam concluídas em oito meses.

Teremos duas funções distintas que se complementam no mesmo espaço: a gestão do dia a dia da cidade, que acontecerá 24 horas por dia nos sete dias da semana, e a gestão de crises e de grandes eventos, que acontecerá periodicamente. Será como um grande condomínio, reunindo órgãos que terão a sua autonomia, mas poderão se comunicar mais facilmente. Acredito que o primeiro grande evento para o CICC deva ser o réveillon de 2011 para 2012 – afirmou o subsecretário de Modernização Tecnológica da Secretaria de Segurança Pública, Edval Novaes.

De acordo com o presidente da Emop, Ícaro Moreno, as primeiras fundações do prédio começarão a ser construídas no mês que vem. A Lona de Circo Crescer e Viver, que ocupa atualmente o espaço, será deslocada para um terreno ao lado. Para chegar ao modelo do Centro Integrado de Comando e Controle do Rio, técnicos da Secretaria de Segurança visitaram oito cidades: Nova York, Los Angeles, Washington, Madri, Londres, Cidade do México, Roma e Istambul.

Além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, estarão presentes no novo centro a Guarda Municipal, a Defesa Civil municipal, a CET-Rio, a Polícia Civil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A área total construída será de dez mil metros quadrados. Haverá estacionamento, com capacidade para 120 vagas, e um auditório para cem pessoas.

Fonte: Blog do Lomeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares