sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sintasa critica declaração de Déda e lança mandamentos para melhorar Saúde

Na coletiva do início de semana, Déda disse que a Secretaria de Saúde terá "dois secretários", um indicado por ele e o outro, ele próprio. O Sintasa criticou a declaração

Augusto Couto

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Sergipe (Sintasa) promoveu um café da manhã com a imprensa nesta sexta-feira, 8, para comentar a declaração do governador Marcelo Déda em sua entrevista coletiva na última segunda-feira, 4, sobre a Secretaria de Saúde. Na coletiva do início de semana, Déda disse que a pasta terá "dois secretários", um indicado por ele e o outro, ele próprio.

Segundo o presidente do Sintasa, Augusto Couto, o sindicato se pronuncia diante das declarações de que o governador será o segundo secretário da secretaria de Saúde. “Nós estamos encaminhando um documento ainda hoje, pedindo uma audiência com o governador. O primeiro passo é a reorganização dos trabalhadores, o usuário tem que ser ouvido e o Estado deve ver onde está pecando para poder consertar”, destaca.

De acordo com o Sintasa há muito ainda para melhorar toda a saúde no Estado, por conta disso o Sindicato divulgou os '10 mandamentos para melhorar a saúde em Sergipe'.

Dentre os 10 mandamentos que podem 'salvar' a saúde do Estado segundo o Sintasa estão: valorização do trabalhador; jornada de 30 horas semanais; reorganização e fortalecimento do SUS; implantação da NR 32; implantação do piso salarial dos profissionais de saúde; evitar falta de medicamentos e materiais; atenção maior aos pacientes crônicos; melhorar o atendimento ao usuário; melhorar o gerenciamento das unidades de saúde; e por fim melhorar a estrutura de equipamentos nas unidades de saúde.

“Aqui em Aracaju principalmente nas unidades de saúde, a falta de material e de medicamentos é constante. Além da falta de relacionamento com os próprios trabalhadores, o gestor maior deve estar em discussão constante com os servidores para saber como está o trabalho e as demandas”, destaca o presidente do Sintasa Augusto Couto.

Por Bruno Antunes

Fonte: Portal Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares