Todo policial militar, ou todo observador atento às peculiaridades dos uniformes e símbolos das PM’s do Brasil já deve ter se perguntado qual a origem das duas pistolas cruzadas presentes em todos os brasões policiais militares brasileiros. Dando uma volta pela internet, conseguimos a fundamentação para este símbolo, que data de 1944, especificamente no Aviso 1.840, publicado no Boletim do Exército de nº 30:
Perceba-se que a designação do símbolo, “idêntico ao adotado no Exército Americano”, ocorre cerca de um mês após a vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial, dentre os quais estavam os Estados Unidos da América. Segundo o Major PMESP Galdino, estudioso do tema e colecionador de medalhas militares históricas, o modelo das pistolas são Harpers Ferry Modelo 1806, calibre .54, de pederneira, fabricadas no Arsenal do Exército dos EUA:
Como visto, salvo melhor juízo e investigação, o símbolo das polícias militares brasileiras surgiu em homenagem à vitória norte-americana na 2ª Guerra Mundial. O que isto quer dizer em termos históricos, só os especialistas podem afirmar.
Danillo Ferreira
Fonte: Blog Abordagem Policial
A vitória aliada na guerra na Europa foi em Maio de 1945, e não em junho de 1944. 6 de Junho de 1944 foi apenas o desembarque na Normandia, o início maciço da contra-ofensiva. Somente 11 meses depois é que a Alemanha se rendeu. Ainda assim, mesmo os alemães tendo se rendido em maio de 1945, a Segunda Guerra se extendeu mais ainda pois a guerra no Pacífico ainda estava em andamento. Sendo assim, a 2ª Guerra Mundial só terminou completamente em Novembro de 1945, quando finalmente o Japão se rendeu.
ResponderExcluir