terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PMs transferidos de Lagarto suspeitam de perseguição política

Na última sexta-feira, 16, o Portal Lagartense publicou matéria dando conta da transferência de três policiais militares do município de Lagarto, na região Centro-Sul do Estado, para o município de Simão Dias. A suspeita é de que a transferência dos militares tenha acontecido a pedido (ou por ordem) do prefeito da cidade, Valmir Monteiro, e do vereador "Xexéu", em consequência da atuação dos militares no município, pois estes, cumprindo a lei, teriam apreendido algumas motocicletas em situação irregular.

Em matéria publicada em seu blog no Portal Infonet, o jornalista Cláudio Nunes "cantou a pedra" ao afirmar que: "Como o prefeito acha que manda no município e é aliado do governador a essa altura já pediu ao comando da PM para transferir o cabo para um lugar bem longe. Dito e certo.

O fato é lamentável e inaceitável, e demonstra o quanto a Polícia Militar ainda é submissa à vontade de alguns políticos. "O pior é saber que nesses casos quem acata os pedidos ou ordens são justamente as pessoas que deveriam defender nossa instituição e impor sua autoridade. Se pedem para transferir um policial por que este cumpriu a lei, quem está errado? Certamente não é o policial. Isso é vergonhoso", declarou um policial que não quis ser identificado.

Para o sargento Anderson Araújo, presidente da Asprase, a polícia precisa ter autonomia e não pode estar sujeita a caprichos políticos. "Nosso papel é cumprir a lei. Quem não quiser ser importunado que a cumpra. Não se pode admitir que um policial seja humilhado por terceiros e desprezado por sua própria instituição por ter cumprido o seu dever legal. É preciso que nossos comandantes aprendam a dizer não para esses pedidos absurdos", declarou o sargento solidarizando-se com os colegas.

Em matéria publicada no seu site oficial, o deputado estadual Capitão Samuel (PSL) também criticou o fato. "É totalmente inadimissível esse tipo de situação ainda ocorrer no Estado. Samuel Barreto afirma ainda que não aprova Policiais Militares em desvio de função de forma alguma. 'Não concordo com o desvio de função, lugar de policial militar é nas ruas, não é em Gabinetes, nem fazendo segurança, nem á disposição de político nenhum, vou continuar afirmando e lutando contra esse mal, o policial militar é do povo e não de políticos', explicou o deputado", diz um trecho da matéria.

Abaixo segue na íntegra a matéria publicada pelo Portal Lagartense.


Subtenente Eraldo, cabo Honorato e sargento Geldo são transferidos de Lagarto

Para os militares houve perseguição política

Por Portal Lagartense

Três policiais militares dos mais atuantes em Lagarto foram transferidos. Sargento Geldo, subtenente Eraldo e o cabo Honorato a partir da próxima segunda-feira deverão prestar serviços na cidade de Simão Dias.

Para os militares a motivação da decisão foi por perseguição política.

O subtenente envolveu-se em polêmica com o presidente da Câmara de Vereadores de Lagarto, Wilson Fraga ‘ Xexéu' -, os dois trocaram acusações de abuso de autoridade, depois que a guarnição comandada pelo PM efetuou apreensões de motocicletas irregulares no povoado Jenipapo.

O cabo Honorato, bastante triste, comentou a sua transferência.
- Fiz muito por Lagarto, dei o meu máximo, mas infelizmente nem todos acharam assim. Darei o meu máximo também em Simão Dias, não será nada diferente.

O subtenente Eraldo disse que segue ordens dos seus superiores e não há problema em mudar-se. - Honrarei a farda aonde eu for, até porque sou policial de Sergipe.

A maioria das prisões neste ano realizadas pelo 7º Batalhão de Lagarto teve a assinatura dos três militares transferidos para Simão Dias. Uma simples pesquisa pela palavra "Honorato" no sistema de buscas do Portal Lagartense apresenta várias matérias que atestam a importância do trabalho que os militares realizaram na cidade.


Na esquerda cabo Honorato, na direita sargento Geldo


Com informações do Portal Lagartense e site oficial do Deputado Estadual Capitão Samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares