quarta-feira, 14 de março de 2012

Sindicato diz que Superintendência persegue delegados

Adepol acredita que transferências podem inibir ação sindical

Adepol acredita em perseguição da Superintendência (Fotos: Portal Infonet)

Em entrevista ao Portal Infonet nesta terça-feira, 13, o presidente da Associação de Delegados da Polícia Civil de Sergipe (Adepol), Kássio Viana, declarou que alguns delegados do Estado sofrem perseguição da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e da Superintendência de Polícia Civil. De acordo com ele, as motivações para o suposto acuamento estão ligadas a questões sindicais.

“O fato não é novo”, afirmou Viana, acrescentando que o cerco a pessoas ligadas à Adepol teria crescido na medida em que o a associação tecia críticas à SSP e à Superintendência. Segundo o sindicalista, um ex-líder da classe chegou a ser transferido de delegacia dez vezes em cerca de dois anos. “Em [pouco mais de] um ano, foram removidos 60% dos delegados de polícia. Isso é desorganização, falta de planejamento”, atacou.

O presidente citou ainda o caso de uma delegada que teria sido intimada a responder sobre um problema em uma viatura que ela não teria sequer conduzido. Ela deveria ainda depor em uma comissão composta por agentes de polícia, e não por delegados – outra irregularidade apontada por Kássio Viana, que também denunciou o suposto fechamento da Delegacia Plantonista de Lagarto.

Recentemente, foi determinado que dois integrantes da Adepol seriam transferidos da capital para o interior, o que Viana considera uma inibição à liberdade dos servidores realizarem suas atribuições sindicais. O delegado Alexandre Pires acabou sendo colocado à disposição do sindicato – segundo a Associação, é possível mobilizar três profissionais nessa função –, mas o delegado Jefferson Alvarenga, que era responsável pela 4ª Delegacia Metropolitana, foi realocado para a Delegacia Regional de Maruim. Kássio Viana informou que na reunião ocorrida na última sexta-feira, 9, foi cogitado pela Superintendência que Alvarenga pudesse ter direito de se manifestar sobre o assunto.

Jefferson tem seu trabalho desenvolvido na 4ª DMP reconhecido internacionalmente, o que foi dado como justificativa pela transferência. Para o próprio delegado, entretanto, a maneira como a mudança foi feita impossibilitaria que a experiência pudesse ser aproveitada em Maruim. “A justificativa foi a experiência do delegado, mas a equipe não foi levada. O delegado sem equipe, em qualquer lugar, não pode fazer absolutamente nada”, comentou.

Nota à imprensa

Contatada pela redação do Portal Infonet, a SSP enviou uma nota sobre o assunto que incluía explicações da própria Superintende de Polícia Civil, Katarina Feitoza.

No comunicado, é argumentado que “não há falta de diálogo e muito menos perseguições. As mudanças de delegados são naturais no dia-a-dia e são baseadas na experiência dos profissionais e em números de produção cartorária em cada unidade”. A nota afirmou ainda que a mobilização pela reformulação dos quadros já existia na Coordenadoria da Capital, mas que não foi feita anteriormente “em razão da expectativa de evolução nos resultados, o que infelizmente não se concretizou”.

A respeito da interrupção do serviço na Delegacia de Lagarto, o documento expôs que os plantões vão continuar acontecendo “normalmente”, como em Itabaiana, Estância e Propriá, mediante o pagamento de horas extras.

A Superintendência admite que algumas mudanças foram efetuadas após o pedido de disposição de dois delegados pelo sindicato. “Considerando que a Delegacia de Maruim teria a lotação de apenas um Delegado, resolvemos lotar naquele município um delegado mais experiente e de 2ª Classe, e que pudesse ter desempenho melhor que um único Delegado mais novo e de 3ª Classe naquele município, é o caso do delegado Jeferson Alvarenga”, indicou a nota enviada à imprensa. A Superintendência considerou ainda que a implementação dos conhecimentos de Alvarenga em mediação de conflitos é mais acertada a Maruim “que a área de circunscriação da 4ª DMP”.

Fonte: Portal Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares