segunda-feira, 23 de julho de 2012

Seplag e Ciosp discutem aplicações cartográficas de Sergipe em Segurança

O objetivo é aprimorar a distribuição do efetivo e alocação de viaturas em determinadas áreas e pontos tidos como relevantes ou de maior criminalidade


Na perspectiva de difundir o uso da geoinformação e buscando o aperfeiçoamento das ações estratégicas do Governo do Estadual na área da segurança pública, representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) se reuniram na manhã de quinta-feira, 19, para discutir a utilização da nova Base Cartográfica Digital do Estado de Sergipe.

Já está sendo implementado um termo de cooperação técnica entre a Seplag e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) com o objetivo de compartilhar dados e informações, elaboração de estudos integrados com a utilização de indicadores da área de segurança pública, com fins de otimizar a gestão. Isso porque a modernização da gestão é uma condição essencial para o planejamento, execução e na análise da avaliação de políticas públicas e ações em todas as áreas de atuação do governo.

“Coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), a elaboração da Base Cartográfica de Sergipe converge para este caminho, pois visa promover a disseminação e a aplicação da geoinformação no planejamento e na tomada de decisões por parte dos gestores das secretarias e demais órgãos do governo estadual”, aponta a superintendente de Estudos e Pesquisas, Flávia Moreira.

Na análise de Jucicléia Correia Melo, chefe do Centro de Estatísticas e Análises da Polícia Civil, os mapas desempenham um papel primordial em diversos aspectos no contexto dos estudos operacionais na Segurança Pública. “Os mais restritos e significativos estão no planejamento estratégico e operacional, visualizando de forma direta as ocorrências e, assim, fazer determinadas pontuações das mesmas”, explica.

O objetivo também é aprimorar a distribuição do efetivo e alocação de viaturas em determinadas áreas e pontos tidos como relevantes ou de maior criminalidade. Por fim, como, foco chave, demonstra os alvos em potencial a serem alcançados, visualizando sua vulnerabilidade trazendo em seu desfecho a escolha racional dos meios para o bom andamento ao que se destina.

Situação da Base Cartográfica

Durante a reunião com a Ciosp, a superintendente expôs a situação do projeto, que já tem concluído o mapeamento das sedes municipais de Sergipe na escala um para 2 mil com a representação cartográfica dos elementos identificados na superfície terrestre e passíveis de serem classificados, como sistema viário, edificações, hidrografia dentre outros.

Com a conclusão desta etapa, estão sendo elaborados produtos que servirão tanto ao Governo do Estado e aos municípios para elaboração de políticas públicas diversas, monitoramento de programas e planejamento e execução de ações, quanto a pesquisadores e estudantes das mais diversas áreas de conhecimento.

De acordo com Flávia Moreira, é fundamental o estabelecimento de parcerias entre as secretarias estaduais com o objetivo de utilizar efetivamente esta ferramenta. “O próximo passo é a implantação do Sistema de Informações Geográficas (SIG) que armazenará e permitirá o acesso a uma série de dados e indicadores estatísticos, econômicos e geográficos sobre Sergipe e seus municípios de maneira espacializada”, avisa a superintendente.

Além da superintendente de Estudos e Pesquisas, Flávia Moreira, participaram da reunião o diretor de Geografia e Cartografia da Supes, Márcio Reis; o Coronel Sobrinho da Polícia Militar; o tenente Sílvio do Corpo de Bombeiros; e a chefe do Centro de Estatísticas e Análises da Polícia Civil, Jucicléia Correia Melo.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares