sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Promotora diz que já existe inquérito sobre Cenam e Usip

Por diversas vezes o Portal noticiou fugas nas duas unidades
Promotora Maria Rita Machado (Foto: Arquivo Infonet)
A promotora da 8ª Promotoria dos Direitos do Cidadão Especializado nos direitos da Criança e do Adolescente, Maria Rita Machado Figueiredo, informou ao Portal Infonet nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, que já existe um inquérito civil em andamento ajuizado pela promotoria para verificar os problemas existentes no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) e na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), ambos em Aracaju.
De acordo com a promotora, Maria Rita Machado Figueiredo,  a ação civil será movida em último caso. “Vamos entrar em contato com o estado para antes de entrarmos com uma ação, tentarmos um acordo através de termo de ajustamento de conduta, mas não tendo como ser pactuado o termo, entraremos com a ação”, diz a promotora.
Por diversas vezes, o Portal Infonet noticia as fugas existentes nas duas unidades e quanto ao pedido de melhorias para a Usip e Cenam por parte dos agentes. A última fuga na Usip ocorreu dia 27 de julho, onde três adolescentes das alas 3 e 4 conseguiram fugir.
Ação
Após ação movida pela promotoria dos Direitos do Cidadão Especializado nos direitos da Criança e do Adolescente, a juíza substituta da 17ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Cláudia do Espírito Santo, determinou a interdição dos alojamentos da Delegacia Especializada na Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).
A interdição deve durar até que sejam atendidas, num prazo de 20 dias, as condições de limpeza e restauração das instalações. Ainda deverá ser apresentado pelo Estado o projeto de reforma da unidade ou construção de uma nova unidade.
Renascer
A equipe do Portal Infonet tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Fundação Renascer, mas não obtivemos êxito. O Portal continua à disposição da assessoria caso queira se pronunciar.
Fonte: Portal Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares