segunda-feira, 10 de setembro de 2012

IML, Criminalística e Identificação estão paralisados hoje


Os servidores dos quatro institutos de Sergipe ligados ao COGERP (Coordenadoria Geral de Perícias) começaram hoje (10) a primeira, das três paralisações para cobrar do Governo Estadual a regularização dos cargos e funções aos quais estão exercendo alguns servidores desses órgãos.

Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol), Fábio Dantas, os Institutos de Identificação, o Médico Legal, Criminalística e Perícia Forense possuem juntos mais de 300 servidores que estão fora de suas funções (agentes administrativos) há mais de 20 anos. “Tem servidores que atuam na função de papiloscopista há 30 anos e é preciso uma lei que regulamente a situação”, afirmou.

A sugestão do sindicato para não onerar o Governo é que seja criado um Projeto de Lei que extinga os cargos desses servidores e crie cargos com as funções que eles já exercem há anos. “Assim estes servidores ficarão à disposição do Governo e depois serão remanejados para esses novos cargos. Isso regulariza a situação deles, sem onerar os cofres públicos. Esta é a sugestão da classe”, afirma Dantas.

Duas funções

De acordo com o presidente existem servidores que já assinaram até laudos na prática de suas funções no Instituto Médico Legal e que entraram na Justiça para apresentar essa situação com o objetivo de regularizar suas funções.

A primeira paralisação foi iniciada às 7 horas desta segunda-feira, dia 10, e seguirá por 12 horas. Já estão marcadas outras duas paralisações, mas como já foi marcada uma reunião entre o Sinpol, uma comissão dos servidores públicos e o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto, para hoje a tarde, às 16 horas, pode ser que essas duas outras paralisações não ocorram.

 “Esperamos que essas duas outras ações sejam abortadas e isso seja um sinal de que o governo quer negociar com a categoria. Assim que eles confirmarem e derem um prazo para que seja solucionado, retomaremos nossas atividades normalmente”, disse o presidente do Sinpol. Caso o Governo não atenda o pedido após as três paralisações, a categoria irá deflagar greve por tempo indeterminado.

No Instituto de Identificação

Os servidores do Instituto de Identificação aderiram 100% à paralisação, isso porque muitos deles estão na situação de desvio de função. Segundo um dos diretores do Sinpol, Arlindo Sena, “não é aumento de salário que eles querem, mas sim condições de trabalho com estrutura, a partir da regularização de suas atividades em seus cargos”, afirma.




Calendário de Ações Previstas

2ª paralisação de 24 horas - Dia 17/09 a partir das 7h até 07 horas do dia 18/09/2012;
3ª paralisação de 48 horas – Dia 24/09 a partir das 7h até às 7h de 26/09/2012.

Valéria Bezerra

Fonte: Aracaju Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares