terça-feira, 22 de julho de 2014

Governador anuncia que bombeiros que resgataram vítimas de desabamento em Aracaju serão homenageados

Bombeiros resgatam um das vítimas do desabamento ocorrido no último sábado, dia 19. (Divulgação/SSP/SE)

No início da madrugada do sábado, às 2 horas, um chamado gerado através do Centro Integrado de Operações em Segurança Público (Ciosp) mobilizou várias equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

O pedido de socorro dava conta de um desabamento de um prédio de cinco pavimentos registrado na rua Poeta José Salles de Campos, Bairro Coroa do Meio, na zona sul de Aracaju. A informação era de que existiam quatro pessoas soterradas sem a confirmação de óbito.

Logo que chegaram ao local, os bombeiros começaram a desenvolver as técnicas de atuação em áreas colapsadas, efetuando um trabalho de análise e de escavações. Ainda no período da manhã os bombeiros, durante a operação, ouviram a resposta de um homem que confirmou a presença de dois adultos e duas crianças nos escombros.

“Com a confirmação de que as vítimas estavam vivas aceleramos o nosso trabalho com prudência, evitando que a estrutura desmoronasse ainda mais. Confirmamos que se tratava de uma família, onde os pais estavam na companhia de duas crianças, sendo um bebê”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Regnaldo Dória. Os bombeiros trabalharam em diversas frentes e se revezavam nas ações. Foi empregado um efetivo de 80 militares, inclusive com uma equipe de cinco bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública.

“Estiveram presentes, inclusive, militares nossos que estavam de folga ou de férias que vinheram para reforçar o trabalho dos colegas que estavam escalados para a missão. Os integrantes da Força Nacional nos auxiliaram após pedido da SSP de Sergipe ao Ministério da Justiça”, destacou Dória.

Na operação foram utilizados, também, cães farejadores do Corpo de Bombeiros. Os animais foram essenciais para a escavação do primeiro túnel, que foi utilizado para a comunicação com as vítimas e de onde foi constatado que elas estavam conscientes.

O tempo passava e durante 34 horas os bombeiros buscavam alternativas que fossem mais prudentes para o resgate com segurança. “Tentamos mais uma via, através da lateral esquerda dos escombros, mas o local contia muitos obstáculos e a operação foi abortada”, disse o comandante.

O governador Jackson Barreto esteve presente no local na noite do sábado, 19, e durante mais de duas horas recebeu informações detalhadas sobre os trabalhos que estavam sendo executados e prestou sua solidariedade a família. Desde o início dos trabalhos que o governador foi informado e determinou que todos os esforços e toda estrutura possível do governo do Estado estivesse a disposição para ajudar no resgate das vitimas.

Às 5 horas do domingo, 20, os bombeiros conseguiram localizar o ponto exato para uma escavação que sairia em cima do local onde as vítimas estavam presas. O trabalho então foi intensificado e às 11 horas foi feito o primeiro contato visual com a família que foi hidratada. Ao meio-dia as quatro vítimas foram retiradas do local e encaminhadas para o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE).

Ao ser informado sobre o sucesso do resgate, o governado Jackson Barreto orientou o comandante do Corpo de Bombeiros que tome todas as providencias para que os militares possam ser oficialmente homenageados

SAMU

O Governo do Estado montou um esquema de retaguarda visando os primeiros atendimentos médicos das vítimas. No local, quatro viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com equipes de médicos e enfermeiros esperavam a retirada da família. No Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE) foram disponiblizados leitos para as vítimas e montada uma equipe de especialistas para o trabalho de atendimento médico.

As vítimas resgatadas do desabamento estão internadas no Huse. O bebê de 11 meses foi resgatado em estado gravíssimo. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória ainda no local. Durante os primeiros atendimentos realizados pelo SAMU no local e durante o trajeto até o hospital, os médicos tentaram reanimá-lo, mas a criança não resistiu e foi a óbito.

De acordo com o médico emergencista, Johnson Lucas Marques, o estado de saúde das outras três vítimas que estão internadas na Área Vermelha é considerado estável. O quadro de Vanice de Jesus, 31, mãe das crianças é considerado estável, orientada e consciente. Passará por exames clínicos e radiológicos e permanecerá em observação.

Josevaldo da Silva, 24, também estável, orientado e consciente. Também passará por exames clínicos e radiológicos e permanecerá em observação. A outra filha do casal, de 8 anos, foi a segunda pessoa a ser salva pelas equipes. Ela permanece internada na Área Vermelha e seu estado de saúde é considerado estável.

Dilma parabeniza Bombeiros

A presidente Dilma Rousseff também parabenizou o trabalho realizado pelos bombeiros de Sergipe durante o resgate das quatro vitimas que ficaram soterradas. Em sua conta no twitter, a presidente escreveu: “Parabéns aos bombeiros que resgataram o casal e as duas crianças”.

“Seu trabalho incansável merece o aplauso de todos os brasileiros. Fiquei feliz e aliviada com o resgate. Como todos os brasileiros, acompanhei com esperança os trabalho de resgate da família presa nos escombros do prédio que desabou em Aracaju”, disse a Presidente.

Defesa Civil

Integrantes da Defesa Civil Estadual estiveram presentes durante a operação de resgate das vítimas, apoiando o trabalho do Corpo de Bombeiros. Para o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Erivaldo Mendes, o prédio desabou no seu próprio eixo.

“Percebemos pela composição dos escombros e pela forma que está disposto é que o prédio ruiu em cima do seu próprio eixo, consequentemente os escombros estão presentes em uma área menor”, destacou Mendes. Participaram ainda da ação de salvamento militares da Polícia Militar de Sergipe e integrantes da Defesa Civil do município de Aracaju.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SSP/SE-NE Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares